Dungeons & Dragons, o RPG mais famoso do mundo, nos últimos anos, se afastou de suas rotas clássicas de jogos de guerra, com a interação social e exploração de masmorras sendo enfatizada nas campanhas mais recentes da Quinta Edição.
Entretanto, o combate e a exploração de masmorras ainda são elementos icônicos e fundamentais do jogo, refletindo sua história, herança e até nome.
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Como tal, as campanhas 5e publicadas normalmente contêm pelo menos uma masmorra para os jogadores lutarem e se esgueirarem.
Algumas campanhas enfatizam o rastreamento de masmorras mais do que outras, com algumas até consistindo inteiramente ou principalmente em masmorras, mas permanecem uma presença consistente no conteúdo 5e.
Algumas vão além do padrão e se destacam como algumas das melhores partes de suas campanhas.
Mas o que são Masmorras ou Dungeons no RPG de Mesa?
O RPG de Mesa medieval clássico, como o D&D ou Pathfinder, sempre levam os jogadores a explorarem uma Masmorra, ou Dungeon, em inglês.
Mas o que são Masmorras?
O termo seria referente à complexos e cavernas repletos de monstros, NPCs ,armadilhas e tesouros prontos para serem explorados.
Muitas delas são conceituais, criadas por um mago ou um grande vilão, por exemplo, ou seja, as possibilidades de storytelling são infinitas.
Por fim, muitas salas ou cavernas podem também interconectadas por portas, ou simplesmente ficam abertas.
Então vamos à elas, as 10 Melhores Masmorras das aventuras de Dungeons and Dragons Quinta Edição.
10.Castelo Ravenloft
A campanha Curse of Strahd é uma expansão do clássico módulo Ravenloft.
Embora o vale de Barovia seja muito mais detalhado, o próprio Castelo continua sendo a peça central da campanha.
Os Personagens provavelmente terão que sobreviver várias vezes antes do confronto final com Strahd von Zarovich, e nunca é uma experiência fácil.
O Castelo Ravenloft é vasto, muito maior do que qualquer grupo poderia explorar completamente em uma única excursão.
Além disso, a ameaça de encontros aleatórios é constante e a lista não considera o nível do grupo.
Em uma jogada de azar, os jogadores podem ficar cara a cara com o próprio Strahd a qualquer momento enquanto estiverem em seu castelo.
9. A Cidadela Sem Sol
O livro Tales from the Yawning Portal é uma antologia de aventuras de edições mais antigas do jogo, escolhendo aquelas que são particularmente notórias ou queridas pelos jogadores.
Sua primeira aventura é The Sunless Citadel, um calabouço para personagens de 1º nível que os encarrega de se aventurar nas ruínas da fortaleza de um culto de dragões para encontrar o fruto curativo da Árvore Gulthias.
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Masmorras de baixo nível geralmente enfrentam acusações de serem sem imaginação ou abaixo do esperado em uma tentativa de não serem excessivamente ameaçadoras para novos personagens.
No entanto, The Sunless Citadel evita isso, colocando os jogadores contra goblins e kobolds com várias maneiras de ultrapassá-los, culminando em um confronto com o druida Belak.
É bem equilibrado, rápido e nunca maçante.
Certamente umas das 10 melhores masmorras de todos os tempos de D&D.
8. Undermountain – Umbreterna
O próximo passo acima de um calabouço é o chamado ‘megadungeon’, que contém vários andares, comum em RPG de Mesa, cada um dos quais é pelo menos tão grande quanto um calabouço por si só.
Undermountain, de Waterdeep: Dungeons of the Mad Mage, vai um passo além e possui uma campanha inteira de conteúdo.
Apesar de todos estarem em uma localização geograficamente semelhante, os andares de Undermountain são radicalmente diferentes um do outro.
Possui atrações como a cidade do crime de Skullport, um andar habitado por Mind Flayers e dois níveis em guerra um com o outro.
Esta megamasmorra mostra a versatilidade do rastreamento de masmorras e como ele pode abranger uma campanha inteira por si só sem se tornar tedioso.
7. Ghosts of Saltmarsh
Embora o termo calabouço lembre criptas abandonadas e os níveis mais baixos de castelos, quase tudo pode ser um calabouço.
Ele simplesmente precisa ser fechado, geralmente ostentando armadilhas, inimigos ou ambos.
Um dos melhores exemplos é o Emperor of the Waves, um navio à deriva da aventura Ghosts of Saltmarsh Salvage Operation.
A embarcação está além de ser salva e, portanto, os personagens dos jogadores são encarregados de embarcar para recuperar um cofre para um comerciante outrora poderoso.
Depois de lutar lentamente contra aranhas e cultistas de Lolth, os jogadores terão que sair muito mais rapidamente, pois um polvo gigante começa a destruir o navio.
O resultado é uma das 10 melhores masmorras mais exclusivas e dinâmicas de todo o 5e.
6. Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden
Muitas masmorras estão abandonadas ou em ruínas, habitadas apenas por monstros ou por necrófagos.
No entanto, este não é o caso de Sunblight, encontrado em Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden.
Ao invés de ser uma ruína escancarada e de fácil acesso, Sunblight é mantida como uma fortaleza por sua população Duergar, que não gosta de visitantes.
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Notavelmente, tem apenas uma entrada bem guardada.
Uma grande parte da diversão de Sunblight é que os personagens dos jogadores elaboram um plano para contornar, invadir ou se infiltrar em suas defesas, algo que muitas masmorras não incumbem aos jogadores.
Uma vez lá dentro, é uma masmorra mais mundana, mas ainda com muito para os jogadores fazerem.
5. Montanha da Pluma
Um dos mais amados complexo de masmorras incluídos em Tales from the Yawning Portal, White Plume Mountain é um complexo de masmorras deliberadamente incomum.
Em vez de fazer uso de um local natural e das ameaças que logicamente o habitariam, a masmorra tem seu interior totalmente artificial, dando carta branca para qualquer coisa que cruze o grupo.
A masmorra tem atividades tão variadas quanto lutar em uma bolha precária acima da lama fervente, receber enigmas de uma Esfinge que odeia seu trabalho e lidar com uma variedade de criaturas bizarras.
Com uma mistura de combate e quebra-cabeças, tudo regado com bom humor e sem nenhum cuidado em manter uma atmosfera séria, a masmorra é única e oferece uma enorme diversão para sua mesa de RPG.
Uma das 10 melhores masmorras de Dungeons and Dragons!
4. Chamado de Nehterdeep
A masmorra final de qualquer campanha se esforça para ser a melhor, mais épica e um clímax adequado para a história.
A pressão só aumenta se toda a campanha tiver o nome dessa masmorra.
Sob toda essa tensão, Netherdeep, a masmorra final de Critical Role: Call of the Netherdeep, consegue corresponder às expectativas.
Além de seu conteúdo variado e construção épica adequada, o que diferencia o Netherdeep de outras masmorras 5e é o quão bem apresentado ele é.
O mapa é imensamente detalhado, completo com descrições que envolvem todos os cinco sentidos e trazem os jogadores para a história.
Mesmo que não chegasse perfeitamente ao final da campanha, a masmorra seria uma façanha apenas por sua escrita.
3. O Templo de Amber (Maldição de Strahd)
Um dos segredos mais bem guardados em Curse of Strahd é o Amber Temple.
Apenas um punhado de NPCs sabe de sua existência e, para alcançá-lo, os jogadores precisam seguir uma longa e perigosa estrada de montanha aparentemente para lugar nenhum.
Somente depois dessa longa jornada os PJs chegam ao Templo de Âmbar, uma das melhores masmorras da campanha.
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Embora muito menor que o Castelo Ravenloft, o Templo não é menos perigoso.
Entretanto, se os jogadores puderem enfrentar seu Arcanaloth, seu Death Slaad, seus Amber Golems e os ataques frequentes de Flameskulls, as recompensas valem a pena.
Além de itens mágicos e a chance de ganhar poderes estranhos e sobrenaturais, os jogadores também podem aprender informações valiosas sobre o cenário e vários NPCs importantes.
2. A Forja da Fúria
A Forja da Fúria é uma das aventuras de Tales from the Yawning Portal, destinada a personagens de terceiro nível.
Ele mergulhou na forja arruinada do ferreiro anão Durgeddin, o Negro, para caçar suas míticas lâminas forjadas.
No entanto, a forja não está abandonada; em vez disso, serve como lar para vários grupos de orcs, goblins e outros monstros.
A masmorra é um exemplo chave de fazer muito com pouco.
Seus inimigos não são particularmente complexos ou criados totalmente novos para o módulo do RPG.
Em vez disso, eles são inimigos básicos que fizeram seus covis na masmorra e são descritos como lutando de forma inteligente e usando o terreno.
O resultado é uma masmorra difícil, justa e um desafio adequado para qualquer grupo.
1. Tumba dos Horrores
Então temos aqui a primeira das 10 melhores masmorras para Dungeons and Dragons.
Poucas masmorras de D&D são mais infames do que The Tomb of Horrors.
Deliberadamente feito para desafiar jogadores experientes, o túmulo está cheio de armadilhas, truques cruéis e encontros projetados para matar os personagens dos jogadores em massa.
A Tumba dos Nove Deuses, a masmorra final em Tomb of Annihilation, se inspira nessa masmorra, mas a torna mais justa e divertida.
Não é nada fácil.
A Tumba dos Nove Deuses ainda está cheia de armadilhas que são ameaças significativas à vida e aos membros, mais do que pode ser encontrado em quase qualquer outra masmorra 5e.
Além disso, seu andar final é um desafio infame de encontros com chefes, qualquer um dos quais é um sério desafio.
No entanto, também contém itens e os Nove Deuses, que podem capacitar os personagens para manter as coisas justas.
Então é isso, temos aqui as 10 melhores masmorras de D&D para entra na sua mesa de RPG.
A Maldição Áurea – Classico Introdutório para Dungeons and Dragons
Certamente, se você nunca jogou RPG de Mesa, e tem vontante de começar, essa aventura pode ser de grande ajuda.
Apesar de não ser considerada uma das 10 melhores masmorras do mundo, ela é em si muito divertida e fácil de aplicar para novos jogadores.
E ainda mais, o Caixinha Quântica tem um podcast com essa aventura gravada, para ajudar os mestres de RPG.