Dungeons & Dragons é bastante desafiador, mas esses monstros chefes tornam as coisas difíceis até mesmo para os jogadores mais experientes. Quais então são os 15 monstros mais fortes de D&D?
Podcast: Os espantalhos sabem o que fazem
Antes de mais nada, o podcast Caixinha Quântica conta com um quadro em seus programas chamado: Os Monstros sabem.
Veja Também
Stranger Things 4 e o RPG de Mesa
Pegamos alguns monstros e detalhamos suas estratégia ao máximo. Participação de Henrique de la Rosa da Torre do Dragão.
O que é o Manual dos Monstros em D&D?
O “Manual dos Monstros” é um livro para jogos de RPG, como Dungeons & Dragons, que contém informações sobre as criaturas e monstros presentes no universo do jogo, incluindo suas estatísticas, hábitos, preferências, fraquezas, etc.
É destinado a ajudar os mestres a criar e povoar suas aventuras com monstros adequados.
É uma das três principais fontes de informação para o jogo, além do manual do jogador e do guia do mestre.
O livro pode ser usado como fonte de inspiração para a criação de aventuras e é uma loja de departamentos para contadores de histórias e criadores de mundos.
Os 14 monstros mais fortes em Dungeons & Dragons, ranqueados!
Para quem gosta de RPG de Mesa, não há jogo mais amado do que o clássico RPG Dungeons & Dragons.
A capacidade de criar personagens do zero e ter alguém para guiar um grupo em uma aventura de sua própria autoria é difícil de superar.
Ele é afinal o RPG mais famoso do mundo, carinhosamente chamado de D&D, você certamente conhece.
Veja Também
Os Monstros sabem o que estão fazendo táticas de combate para D&D 5e
Claro, enquanto D&D é sobre criar a aventura, há uma grande coleção de monstros que os criadores do jogo forneceram para os mestres de masmorras usarem.
Na maior parte, esses monstros são equilibrados e podem ser usados dependendo das circunstâncias.
Mas alguns monstros chefes no catálogo ainda são considerados mais fortes que outros.
Dungeons & Dragons continua a dominar o mundo dos RPGs de mesa, então sempre vale a pena dar uma olhada no Livro dos Monstros do jogo para descobrir quais outros monstros enormes um grupo pode enfrentar.
Embora quase todos os monstros desta lista ainda sejam difíceis, há mais alguns que merecem algum reconhecimento como estando entre os mais fortes da franquia de mesa, e os mestres de masmorras que ficaram sem ideias devem experimentá-los.
14. Caveira Flamejante
Classificação do Desafio: 4
Descrição: Uma criatura que pode ser o combustível do pesadelo para muitas pessoas por aí, a Caveira Flamejante é o produto de conjuradores das trevas usando os ossos de magos mortos.
Embora essas criaturas pareçam fracas, elas têm quatro feitiços, incluindo uma bola de fogo que podem desencadear no grupo que pode causar danos maciços.
Veja Também
Quem foi Vecna em Dungeons and Dragons?
Eles também têm a capacidade de voltar à vida dentro de uma hora após a morte até que seja devidamente enterrado com água benta.
Ele pode usar Raio de Fogo duas vezes por turno, com cada raio causando 3d6 de dano. Tem uma classe de armadura de 13 e cerca de 40 pontos de vida.
13. Cubo Gelatinoso
Classificação do desafio: 2
Descrição: Pode-se pensar que um cubo de gelatina seria fácil de combater, mas não tão rápido.
O Cubo Gelatinoso é auto-explicativo, pois é uma grande criatura de lodo. Seu movimento de assinatura é Engulf, o que significa que ele tenta absorver uma criatura para poder contê-la.
Se a criatura falhar em um teste de resistência, o cubo irá ultrapassá-la e causar 6d6 de dano àquela criatura toda vez que seu turno começar.
Veja Também
One D&D – O Novo Dungeons and Dragons 2024
Uma criatura pode sair do alcance do cubo com um teste de Força.
Este é o monstro perfeito para os mestres de masmorras usarem cedo. O Cubo Gelatinoso tem uma classe de armadura de 6 e cerca de 84 pontos de vida.
Um clássico, um dos monstros mais fortes de todos os tempos.
12. Banshee
Classificação do Desafio: 4
Descrição: Um espírito maligno morto-vivo, a Banshee é uma ex-elfa que sai à noite para assombrar criaturas vivas que ousam invadir seu território.
Uma de suas ações primárias é Wail. Sob o céu noturno, a Banshee pode soltar um lamento de cicatrizes que afeta todas as criaturas vivas a até 9 metros dela.
Veja Também
Os Orcs sabem, como os Orcs lutam em D&D 5e
Se as criaturas falharem em um teste de resistência de constituição, elas imediatamente caem para 0 pontos de vida. Mesmo com sucesso, a criatura sofre 3d6 de dano psíquico.
A Banshee tem uma classe de armadura de 12 e cerca de 58 pontos de vida.
11. Aboleth
Classificação do Desafio: 10
Descrição: Considerados deuses no lago, os Aboleths já tiveram controle sobre muitas criaturas vivas antes que os “verdadeiros deuses” destruíssem seu império.
Agora, esses longos anfíbios estão querendo se vingar.
Veja Também
Como lutam os Drow em D&D 5e
O Aboleth tem um ataque brutal de tentáculos corpo a corpo que pode fazer com que uma criatura fique doente.
Ele também pode “escravizar” uma criatura ao enfeitiçá-la com sucesso em um teste de resistência de Sabedoria.
Se a criatura falhar, o monstro ganha controle total sobre ela. O Aboleth tem uma classe de armadura de 17 e cerca de 135 pontos de vida.
Esse é um dos monstros mais fortes de D&D para seu nível de dificuldade.
10. Shadow Dragon
Classificação do Desafio: 13
Descrição: Dragões são um elemento básico de qualquer jogo de fantasia e são uma parte proeminente de Dungeons & Dragons.
Um dos tipos de dragões mais difíceis de enfrentar é o Dragão das Sombras.
Esses monstros nasceram no Pendor das Sombras ou se transformaram depois de viver em condições horríveis.
Veja Também
Edições de Dungeons and Dragons ao longo do tempo
De qualquer forma, essas criaturas se acostumam com a escuridão ou querem espalhar energia maligna pelo Plano Material.
O mortal Shadow Breath deste monstro pode destruir a saúde de um grupo inteiro. A maioria dos Shadow Dragons tem uma classe de armadura de 18 e cerca de 178 pontos de vida.
9. Beholder
Classificação do Desafio: 13
Descrição: Se existe um monstro icônico da franquia Dungeons & Dragons, é o Beholder.
Essas aberrações de muitos olhos reinam sobre outros seres, vendo todas as criaturas como inferiores a eles.
A criatura tem apenas dois ataques, mordida e raio ocular. No entanto, existem 10 variantes do raio ocular que podem ser infligidas a criaturas a até 36 metros, variando de um raio de encantamento a um raio de petrificação.
Seus dois raios mais mortais, desintegração e raio da morte, podem acabar com a vida de uma criatura em um único golpe.
O Beholder tem uma classe de armadura de 18 e cerca de 180 pontos de vida.
8. Elder Brain
Classificação do Desafio: 14
Descrição: Nada grita “chefe” como o Elder Brain, que é um cérebro gigante cercado por gavinhas pretas.
O monstro pode realizar até três ações lendárias e só pode ser usado uma vez após o turno de uma criatura. Sua ação mais mortal é Mind Blast, que pode causar 5d10 + 5 de dano psíquico e deixar uma criatura atordoada por 1 minuto.
Veja Também
Criando One Shots para eventos
O Elder Brain também pode usar seus poderes para ler pensamentos e manipular mentes.
Embora sua armadura seja apenas 10, ela tem a capacidade de transformar qualquer teste de resistência em sucesso, mesmo que falhe no papel. Tem 210 pontos de vida.
7. Dracolich
Classificação do Desafio: 17
Descrição: Dragões são uma tarefa difícil de lidar, mas e se eles fossem mortos-vivos? O Dracolich é o remanescente de um dragão outrora vivo com muitas imunidades e muito poder.
Sendo um dos monstros mais fortes de D&D, tem a capacidade de assustar as criaturas temporariamente e depois usar o Multiattack para mordê-las e arranhá-las duas vezes para uma quantidade ridícula de dano.
O lich também tem um poderoso sopro de raio que pode causar até 120 pontos de dano.
O Dracolich tem uma classe de armadura de 19 e cerca de 225 pontos de vida.
6. Balor
Classificação do Desafio: 19
Descrição: Líderes de exércitos demoníacos, Balors estão sempre procurando subir ao topo da hierarquia social e governariam o mundo se pudessem.
Eles são criaturas empunhando duelos que virão após o grupo com um chicote flamejante e uma poderosa espada longa que canaliza o poder das tempestades.
Embora tenha algumas habilidades fortes, o maior ataque de um Balor ocorre após sua morte. Tem Death Throes, que faz seu corpo explodir a área ao seu redor.
Isso leva os jogadores a sofrerem danos massivos e objetos inflamáveis sendo queimados. Sua classe de armadura é 19 e tem cerca de 262 pontos de vida.
5. Pit Fiend
Classificação: 20
Descrição: Se os jogadores quiserem lutar contra os males dos Nove Infernos, eles precisarão passar pelo Pit Fiend, o general da região Infernal.
Essas criaturas são as líderes em batalhas para defender o arquiduque e as arquiduquesas dos Nove Infernos e farão qualquer coisa para conseguir o que querem, incluindo matar qualquer um que esteja no caminho.
A criatura está transbordando de magia, pois pode lançar feitiços enquanto também empunha armas mágicas. Tem uma classe de armadura de 19 e cerca de 300 pontos de vida.
4. Empyrean
Classificação do Desafio: 23
Descrição: Há uma boa chance de que encontrar um Empyrean durante uma campanha não resulte em uma batalha.
No entanto, existe um Empyrean maligno que viajou para os Planos Inferiores e foi corrompido ou amaldiçoado por deuses malignos.
Esses gigantes celestes podem afetar o ambiente ao seu redor com seu humor, então uma batalha com eles significa que eles podem reforçar seu exército com criaturas não hostis ou fazer o chão tremer o suficiente para derrubar o grupo.
Empyreans também têm a capacidade de lançar feitiços. Sua classe de armadura é 22 e eles têm 313 pontos de vida.
3. Kraken
Release the Kraken kkkk
Classificação do Desafio: 23
Descrição: Voltando aos mares, se há um monstro que dá medo a qualquer um ao viajar em grandes massas de água, é o Kraken.
Essa monstruosidade gigantesca vive nas profundezas do oceano, dentro de cavernas cheias de tesouros em potencial.
Esses seres poderosos podem engolir criaturas inteiras, fazendo com que elas sejam contidas e precisem lutar contra o monstro por dentro.
Ele também tem a capacidade de conjurar uma tempestade de raios para causar uma tonelada de dano, mesmo se as criaturas obtiverem um teste de resistência bem-sucedido.
O Kraken tem uma classe de armadura de 18 e cerca de 472 pontos de vida.
2. Dragão Vermelho Ancião
Classificação do Desafio: 24
Descrição: Muitos dos dragões antigos do jogo estão entre os mais difíceis de combater e podem levar um longo período de tempo para serem derrotados.
Entre eles, o Dragão Vermelho Antigo é um dos mais coniventes e malignos.
De acordo com o Livro dos Monstros, a criatura é extremamente vaidosa e tende a mostrar desdém por muitas outras criaturas ao seu redor.
Os movimentos do dragão incluem um poderoso sopro de fogo que pode danificar severamente mesmo aqueles que obtiveram sucesso em um teste de resistência.
Suas ações lendárias incluem um ataque de asa que pode derrubar o grupo. Tem uma classe de armadura de 22 e cerca de 546 pontos de vida.
1.Monstros mais fortes de D&D: Tarrasque (campeão)
Classificação do desafio: 30
Descrição: O monstro mais temido do Plano Material em D&D não é outro senão o feroz Tarrasque.
Outra monstruosidade gigantesca, esses bípedes escamosos têm quinze metros de altura e vinte de largura, elevando-se a quase todas as criaturas.
O monstro tem a variedade usual de ataques corpo a corpo e pode infligir medo a qualquer criatura que o combata. Semelhante ao Kraken, também tem a capacidade de engolir criaturas inteiras.
Todos os seus ataques são poderosos e sua defesa é muito alta com uma classe de armadura de 25.
O Tarrasque tem cerca de 676 pontos de vida.
E assim encerramos a lista dos monstros mais fortes de D&D, esperamos que tenha ajudado.
Você também pode encontrar o livro dos monstros em português na Amazon: