A franquia Dungeons & Dragons inclui romances, jogos de tabuleiro, filmes. E não seria difente também com os videogames de D&D.
Role-playing no reino Dungeons & Dragons tornou-se amplamente popular em videogames.
Embora nem todo RPG seja baseado em Dungeons & Dragons, um número significativo se inspira nele.
Nos últimos anos, os jogos de tabuleiro foram reformulados com a introdução de novas edições, assim como os videogames.
Veja Também:
Dungeons & Dragons: Melhores Apps para jogar
Podemos avaliar os melhores videogames de Dungeons & Dragons com base em seus gráficos, jogabilidade, história e quão bem eles se relacionam com o universo de Dungeons & Dragons.
A seguir estão entre os melhores jogos de RPG de todos os tempos.
18.Eye Of The Beholder
O tempo dos jogos baseados em texto pode ter acabado, mas o legado continua vivo nos jogos modernos, e aqueles jogadores que querem reviver esse tempo mais simples podem experimentar o clássico Eye of the Beholder.
O jogo original data de 1991 e foi projetado para rodar no MS-DOS, mas depois foi portado para os consoles SNES e Sega.
O jogo se passa na cidade de Waterdeep, um local famoso no universo Dungeons & Dragons, e uma equipe de aventureiros deve descer ao esgoto sob a cidade e enfrentar o Beholder Xanathar em seu covil.
Foi um sucesso instantâneo entre os jogadores, incluindo aqueles que não estavam familiarizados com D&D e aqueles que nunca jogaram a versão de mesa, e sua popularidade gerou várias sequências.
Pode ser humilde, mas é um dos melhores videogames de D&D. Esse eu joguei muito.
17.Baldur´s Gate 3
Um dos lançamentos de videogame de maior destaque nos últimos meses, a próxima edição da série clássica lembra os jogos antigos e abre novos caminhos.
Baldur’s Gate 3 foi lançado há 2 anos, ainda se encontra em early access, e as críticas são mistas, então sua colocação na parte inferior da lista é mais sobre ambiguidade do que falta de qualidade.
Veja Também:
Dungeons And Dragons: Melhores armas para o Guerreiro
Alguns jogadores apreciam algumas das diferenças das versões anteriores da popular franquia, enquanto outros manifestaram oposição.
A Larian Studios produziu esta sequência em vez de Wizards of the Sword Coast, e a maioria das queixas dos jogadores derivam da dinâmica do grupo e da direção de algumas questlines, com elogios aos gráficos atualizados e jogabilidade aprimorada.
Porém inúmeras atualizações já sairam e a esperança de ser um dos grandes videogames de D&D tem aumentado.
16.Pillars Of Eternity 2: Deadfire
Este jogo de role-playing oferece muitas opções para personalizar sua experiência.
Com várias classes de personagens, diferentes habilidades para escolher e escolhas a serem feitas a cada turno, poucos outros jogos de Dungeons and Dragons recriam a experiência mais do que Pillars of Eternity II: Deadfire.
A maioria dos outros jogos de D&D desta era eram baseados nas regras da 2ª ou 3ª edição e não tinham muitas opções.
Lançado em 2018, quem procura um jogo moderno de Dungeons and Dragons deve jogar este.
Geralmente recebeu críticas positivas e é um dos jogos Dungeons and Dragons mais impactantes dos últimos anos.
15.Planescape Torment
Um dos jogos Dungeons and Dragons mais esquecidos é Planetscape: Torment.
As críticas foram extremamente positivas para o jogo, mas não obteve as vendas que a Black Isle Studios esperava.
Com um número considerável de seguidores cult, Planetscape Torment é excepcional com base em seu mérito e pode ser um dos melhores videogames de D&D.
Veja Também:
Dungeons And Dragons: Os monstros mais fortes da quinta edição
O conhecimento expansivo do jogo manterá os jogadores envolvidos por horas a fio.
O diálogo é fascinante, e é um daqueles jogos que você pode chamar de seu favorito.
Planetscape Torment está amplamente disponível em plataformas como PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
14.Neverwinter Nights
Este Neverwinter Nights se refere ao jogo da BioWare que foi lançado em 2002 e não ao Neverwinter Nights original do MS-DOS de 1991.
A jogabilidade de Neverwinter Nights é baseada na 3ª edição de Dungeons and Dragons.
O combate gira em torno de jogadas de dados, e os jogadores começam criando um novo personagem, assim como no jogo de tabuleiro.
Vale a pena notar que Neverwinter Nights não está relacionado a Neverwinter, embora ambos sejam ambientados no reino de Dungeons and Dragons.
Neverwinter Nights é uma aventura para um jogador.
13.Baldur’s Gate: Dark Alliance 2
Baldur’s Gate: Dark Alliance II é um jogo de hack and slash lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox.
A sequência do Baldur’s Gate: Dark Alliance original é tão emocionante quanto. Na cidade titular, há uma abundância de monstros sobrenaturais para enfrentar.
Aprender habilidades e obter armas ajudam na progressão no jogo.
O jogo oferece mais do que uma jogada básica, pois há itens, áreas e personagens ocultos a serem descobertos.
Os fãs gostaram das mudanças sutis e Baldur’s Gate 3 não poderia chegar em breve.
12.Temple Of Elemental Evil
Aqueles que têm alguma experiência com o módulo Greyhawk já sabem algo sobre o cenário de Temple of Elemental Evil.
Há um módulo de mesa com o mesmo nome, o que é verdade para muitos videogames que têm uma contraparte de mesa, para que os jogadores possam embarcar na mesma missão com alguns amigos para variar a jogabilidade e o resultado final.
O jogo data de 2003 e, embora tenha recebido críticas por bugs e jogabilidade instável em geral, recebeu elogios pelas táticas de combate e campo de batalha baseadas em turnos que eram dolorosamente fiéis à versão TTRPG.
Utiliza a engrenagem do D&D 3.5 e para mim é um dos melhores videgames de D&D de todos os tempos.
11.Icewind Dale 2
O ponto forte de Icewind Dale 2 é sua mecânica de jogo, incluindo seu sistema de combate.
No entanto, o jogo tem gráficos datados e pode não estar à altura de alguns dos outros jogos Dungeons and Dragons nesta lista.
Veja Também:
Como jogar D&D RPG de Mesa Gratuito
Icewind Dale 2 pode ser um desafio para alguns jogadores, mas ainda continua sendo um dos melhores videogames de Dungeons and Dragons de todos os tempos.
Há menos exploração em Icewind Dale 2 em comparação com outros jogos do mesmo tipo.
10.Dungeons And Dragons: Daggerdale
Uma aventura padrão de D&D que acontece nos Reinos Esquecidos e inspirada na série Heroes, o que não é exatamente incrível, mas o que diferencia essa é que ela está disponível em várias plataformas.
Produzido pela Bedlam Games em 2011, este jogo funciona no PC, PS3 e Xbox 360, e está equipado com modos single e multiplayer.
Os jogadores podem participar da campanha progressiva ou simplesmente explorar o mundo, subindo de nível e personalizando seu personagem de forma independente.
Tenha em mente que este é um jogo de dez anos baseado nas regras da 2ª edição e não tem a mesma variedade dos jogos mais recentes do mesmo gênero, com apenas quatro classes e quatro raças para escolher.
9.Solasta: Crown Of The Magister
Um jogo baseado em uma variante das regras de Dungeons & Dragons da 5ª edição, Solasta: Crown of the Magister inclui a maioria dos recursos típicos de D&D.
É sim um dos melhores videgames de D&D já feito, e já possui algumas expansões.
Os jogadores podem construir seus próprios personagens do zero ou usar um pré-fabricado, e a missão geral inclui pesquisar as ruínas de um antigo Império Élfico para remontar um artefato poderoso e valioso.
A localização desta história no contexto da tradição de D&D nunca é especificada, pois não é estritamente um jogo de regras de D&D, mas tudo o que o jogador é informado inicialmente é que o cenário é um mundo de fantasia pós-apocalíptico.
Não é a história mais complexa, mas o combate e os gráficos são acessíveis a qualquer um, até mesmo jogadores não familiarizados com D&D.
8.Dungeons & Dragons Online
Este jogo de RPG online para vários jogadores é, como o próprio nome sugere, baseado no jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons.
Apesar de ter mais de dez anos, ainda há pessoas que frequentam Dungeons & Dragons Online.
Como mostrado na foto acima, os jogadores podem escolher entre uma variedade de raças, incluindo Humano, Elfo, Anão, Forjado a Guerra e Meio-Orc.
Em vez de ser sarcástico ou elitista, a comunidade de Dungeons & Dragons Online é um grupo de pessoas amigáveis que geralmente estão dispostas a ajudar.
Você pode iniciar uma guilda e construir um personagem, assim como outros MMORPGs.
7.Tales From Candlekeep: Tomb Of Annihilation
Parte do título deste jogo pode soar familiar, já que Candlekeep é a famosa biblioteca que aparece nas versões de vídeo e de mesa de muitas aventuras de D&D.
Em vez de criar um personagem do zero, os jogadores escolhem um dos quatro pré-gerados e os usam em combate por turnos em um rastreador de masmorras isométrico que usa regras de D&D.
Veja Também:
Dungeons & Dragons: dicas para jogar com iniciantes
O enredo segue o mesmo formato básico de um módulo de masmorra de mesa.
Um grupo de aventureiros está explorando um vasto mundo em busca de ouro, fama e itens legais enquanto segue uma missão específica, neste caso, para encontrar a causa da maldição da morte que caiu sobre a península de Chult.
6.Neverwinter Nights 2
Neverwinter Nights 2 foi criado pela Obsidian Entertainment, assim como muitos dos jogos de sequência da BioWare.
A Obsidian Entertainment provou ser uma desenvolvedora de jogos excepcional para jogos de RPG como Fallout: New Vegas, Pillars of Eternity II: Deadfire e Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords.
Situado no reino Dungeons and Dragons, ele faz uso das regras da edição Dungeons and Dragons 3.5.
Neverwinter Nights 2 é um jogo no qual você pode derramar mais de 60 horas. Com críticas favoráveis, o jogo fez mudanças principalmente positivas desde o primeiro jogo.
A história é de arrepiar os cabelos e é um jogo obrigatório para os entusiastas de RPG.
5.Dragon Age: Inquisition
Para quem quer jogar um Dungeons and Dragons moderno com gráficos contemporâneos e jogabilidade modernista, Dragon Age: Inquisition é a melhor opção.
A BioWare não se conteve com seu mais recente título Dragon Age. Em 2014, ganhou o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards.
Veja Também:
Melhores aventuras de D&D 5e de todos os tempos
As escolhas que você faz podem influenciar e definir sua história.
Aqueles que procuram um jogo com recursos online, missões em grupo e mais masmorras e dragões do que se poderia esperar, devem adquirir uma cópia de Dragon Age: Inquisition hoje.
4.Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara
Sim, isso mesmo, há um jogo de luta beat ‘em up side-scrolling com o nome de Dungeons and Dragons.
Além disso, o jogo se passa no reino Dungeons & Dragons. Desenvolvido pela Capcom e lançado em 1996, Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara oferece uma experiência diferente de outros jogos de luta.
Os jogadores podem atualizar seus equipamentos e equipar novos feitiços, o que é praticamente inédito em jogos de luta de rolagem lateral.
Seu modo para um jogador é único, oferecendo vários finais com base no caminho que você percorre.
Vale a pena jogar Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara para fãs do gênero e devotos de Dungeons and Dragons.
3.Baldur’s Gate 2: Shadows of Amn
Comentários para Baldur’s Gate II: Shadows of Amn são geralmente favoráveis.
É amplamente considerado o melhor videogame de Dungeons & Dragons que existe.
Você começa o jogo sequestrado e preso em um bruxo das trevas chamado fortaleza de Ireincus. As masmorras que você explora são variadas e sombrias.
Veja Também:
Homebrew para D&D 5e RPG de Mesa – Podcast
De acordo com howlongtobeat.com, a história principal de Baldur’s Gate II: Shadows of Amn dura aproximadamente 71 horas.
Ao longo da aventura, você experimentará oportunidades únicas de interpretação de papéis, dependendo de sua classe, raça e alinhamento.
Há um enredo linear para seguir junto com uma quantidade saudável de exploração independente.
2.Icewind Dale, Enhanced Edition
Vários jogos antigos de D&D foram retirados da aposentadoria como parte do plano de marketing para Baldur’s Gate 3.
Títulos populares como Icewind Dale são um exemplo, um módulo de aventura típico de D&D ambientado na cidade de Easthaven.
Esta versão nova e aprimorada inclui o original e suas expansões, Icewind Dale: Heart of Winter e Trials of the Luremaster.
Ele roda no Android, bem como em vários consoles e computadores desktop ou laptop padrão, e você pode jogar com outras pessoas, independentemente da plataforma usada.
1.Baldur’s Gate 2: Enhanced Edition
Baldur’s Gate tem sido a joia da coroa dos jogos de D&D desde que os jogos apareceram pela primeira vez na década de 1990.
O sucesso deste jogo garantiu um futuro brilhante para o gênero nos videogames e é a principal razão pela qual a terceira parcela foi tão esperada.
Esta versão atualizada e aprimorada do jogo clássico inclui Shadows of Amn, Throne of Bhaal e The Black Pits II.
O novo conteúdo inclui opções extras para companheiros e locais. Ele tem todas as mesmas vantagens técnicas que o Icewind Dale aprimorado, bem como a mesma versatilidade quando se trata de grupos ou jogadores individuais.
A maioria dos fãs de D&D que também são jogadores testemunharão que este é o melhor videogame de Dungeons & Dragons de todos os tempos.