Combate no D&D: Como é o combate em todas as edições
Ao dar uma maior ênfase à jogabilidade de combate, as edições de Dungeons & Dragons, como a 4ª e 5ª edições, permitem que os grupos de aventureiros batalhem à vontade.
Dungeons & Dragons é um jogo que abrange muitos aspectos. Trata-se de contar histórias e colaborar entre amigos.
Suas aventuras podem envolver intriga, mistério, ação frenética, interação social e muito mais. No entanto, em sua essência, D&D tem um grande foco no combate.
Ele se inspira em obras de fantasia como Conan, o Bárbaro, e O Senhor dos Anéis, onde a habilidade marcial muitas vezes é decisiva.
Curiosamente, D&D tem suas raízes em um jogo de guerra, originalmente uma variante do Chainmail. O combate é uma parte significativa de muitas aventuras e campanhas.
No entanto, nem todas as edições de D&D são igualmente eficazes na execução da jogabilidade de combate.
Conjuntos de regras diferentes oferecem experiências distintas, o que resulta em recepções variadas por parte dos jogadores.
7. Dungeons & Dragons
A primeira versão de D&D, chamada simplesmente de Dungeons & Dragons, é claramente um jogo experimental.
Suas regras muitas vezes são desconexas e ambíguas. Isso fica particularmente evidente e dificulta a fluidez da jogabilidade durante o combate.
O Dungeons & Dragons original pressupõe que os jogadores estejam familiarizados com o Chainmail para conduzir o combate, com poucas regras variantes disponíveis.
O combate do Dungeons & Dragons original se torna mais elaborado em suplementos como Greyhawk.
No entanto, ainda é básico, exigindo que os grupos de jogadores tomem decisões improvisadas para cobrir qualquer coisa além do básico.
Isso também leva a uma falta de equilíbrio no design do jogo. Como resultado, muitos monstros podem aniquilar um grupo de aventureiros em um ou dois rounds de combate mal-sucedidos.
6. Basic Dungeons & Dragons
O Basic Dungeons & Dragons, conhecido como BECMI, é uma das duas linhas de jogos publicadas após o Dungeons & Dragons original.
Ele foi projetado para um público mais jovem e casual.
Uma das estratégias adotadas para torná-lo acessível e de fácil compreensão é introduzir regras cada vez mais complexas à medida que os personagens dos jogadores avançam de nível.
Essa abordagem funciona bem para tornar o Basic D&D acessível a novos públicos. No entanto, limita consideravelmente o combate ao longo do conjunto básico.
Somente com as regras do Expert é que personagens marciais podem realizar ações como carga montada ou usar uma lança contra uma carga.
Além disso, as opções de magias de combate, escolhas de equipamentos e habilidades também são limitadas, o que afeta a diversão dos jogadores.
Algumas regras sofrem de inconsistências flagrantes, como a distância que um personagem pode se mover em seu turno de combate.
5. Advanced Dungeons & Dragons
O Advanced Dungeons & Dragons é projetado para jogadores mais experientes do que o Basic D&D. Portanto, apresenta regras mais complexas desde o início.
No entanto, ainda é um jogo antigo com regras experimentais, projetado para ser compatível com o Dungeons & Dragons original.
As regras de acerto do AD&D exigem que os jogadores comparem seus resultados de dados com uma série de tabelas para cada classe.
A infame regra do THAC0 do D&D também está presente, mas apenas como uma opção escondida.
O combate do AD&D também é letal e pode resultar na morte de personagens jogadores.
No entanto, isso é intencional. AD&D se concentra mais em aventureiros lutando arduamente do que em super-heróis.
Os jogadores são incentivados a evitar o combate quando possível e usar todas as estratégias possíveis para igualar as chances antes de entrar em uma luta.
4. AD&D Second Edition
A segunda edição do Advanced Dungeons & Dragons não reinventa nada em relação ao AD&D.
Seu objetivo principal é refinar o jogo, corrigir algumas de suas regras e adicionar muitas, muitas opções à jogabilidade.
Destaca-se a introdução do THAC0 (“To Hit Armor Class 0”) como o sistema básico de resolução de combate.
Embora muitos fãs considerem o THAC0 pouco intuitivo e complexo, ele melhora as regras de combate em relação às versões anteriores de D&D.
O AD&D 2ª edição ainda mantém a filosofia brutal da primeira edição. O combate é rápido e mortal.
Além disso, é complexo, com regras que exigem que os combatentes decidam quais ações tomar e, em seguida, determinem a ordem de iniciativa.
Por outro lado, o sistema é mais favorável aos jogadores.
Os muitos suplementos do AD&D 2ª edição, especialmente as opções voltadas para os jogadores, permitem combinações poderosas em quase todas as classes.
O combate é menos equilibrado, mas também menos desfavorável aos jogadores.
3. Dungeons & Dragons Third Edition
A Terceira Edição de Dungeons & Dragons é uma reinvenção significativa de todo o sistema. Em muitos aspectos, simplifica e moderniza o jogo para a forma como os fãs o reconhecem hoje.
A ideia de que uma Classe de Armadura maior é uma coisa boa e de rolar acima da Classe de Armadura do alvo para acertar se tornam regras básicas do D&D 3ª edição.
Os Talentos oferecem aos personagens muito mais escolhas de combate com regras definidas do que nas edições anteriores de D&D.
No entanto, o D&D 3ª edição fica mais inchado em outras áreas. É conhecido por sua ampla gama de opções de personagens.
É muito fácil criar um personagem subdesenvolvido que não consegue contribuir em combate devido a escolhas inadequadas em suplementos iniciais.
Em geral, o equilíbrio é ruim. Personagens marciais conseguem se destacar em uma única coisa, enquanto conjuradores podem substituir todo o grupo além de certo nível.
Além disso, a escala de poder aumenta tão rapidamente que muitos combates de final de jogo são decididos no primeiro round por meio de magias poderosas.
2. Dungeons & Dragons Quinta Edição
A Quinta Edição de Dungeons & Dragons é a versão mais recente do jogo, construída desde o início para ser acessível aos jogadores.
Seu equilíbrio e construção de personagens direta tornam difícil criar um personagem que não possa contribuir de forma alguma.
Além disso, todas as classes oferecem habilidades ativas e opções de combate para os personagens desfrutarem.
No entanto, a simplicidade do D&D 5ª edição pode ser uma desvantagem quando se trata de combate.
Em particular, as classes marciais frequentemente se veem fazendo a mesma coisa em todos os turnos, pois suas outras opções são limitadas.
Os fãs do D&D 5ª edição também criticam o design pouco empolgante das criaturas, muitas das quais usam apenas ataques básicos.
O D&D 5ª edição pode incluir combates desafiadores que exigem que os jogadores sejam brilhantes, criativos e sortudos.
No entanto, isso requer mais esforço do que em muitas outras versões de D&D, especialmente por parte do mestre do jogo.
1. Dungeons & Dragons Fourth Edition
A Quarta Edição de Dungeons & Dragons é, de longe, a versão mais controversa do D&D.
Isso se deve principalmente à sua reinvenção do jogo com um foco significativo no combate tático em detrimento de outros aspectos da aventura.
As regras do D&D 4ª edição foram escritas para facilitar os confrontos entre os jogadores e as criaturas, onde todos precisam tomar decisões inteligentes para garantir a vitória.
Em particular, o design das classes do D&D 4ª edição oferece uma variedade de poderes que recarregam em ritmos diferentes.
Assim, um personagem raramente faz a mesma coisa em dois turnos consecutivos no D&D 4ª edição.
Muitos mestres de jogo elogiam as diretrizes de design de combate do D&D 4ª edição.
Cada criatura tem um papel a desempenhar, e o Guia do Mestre oferece conselhos valiosos sobre como combinar e usar esses papéis.
No entanto, o combate do D&D 4ª edição não é perfeito. Pode ser muito difícil acompanhar as habilidades, efeitos de status, dano ao longo do tempo, bônus e muito mais para cada combatente.
Além disso, muitos inimigos de alto nível têm tantos pontos de vida e defesas que até mesmo combates simples se arrastam.
Combate no D&D
Em suma, cada edição de Dungeons & Dragons tem suas próprias características e abordagens únicas para a jogabilidade de combate.
Cabe aos jogadores e mestres de jogo escolherem qual edição melhor se adequa às suas preferências e estilo de jogo.
Independentemente da edição escolhida, o combate sempre será uma parte emocionante e desafiadora do mundo de Dungeons & Dragons.