D&D Direct 2022 – Masters of RPG de Mesa Podcast Caixinha Quântica
É galera, vamos falar da notícia sobre o D&D Direct da Wizards of the Coast, vem com a gente.
D&D Evolution 2024
Spelljammer Confirmado no D&D Direct!
Aventuras no Espaço (o mesmo nome do conjunto de caixas de 1989, que revejo neste tópico do Twitter) permitirá que os PJs voem pelo espaço e através de mundos de campanha em naves chamadas Spelljammers, alimentadas por muita magia.
Para D&D 5e, o produto de 70 dólares será um conjunto de três livros embalados numa caixa deslumbrante, juntamente com um mapa de cartazes de dupla face da base do asteróide Rock of Bral e um escudo do mestre.
Cada livro é um capa dura de 64 páginas. (Talvez o WotC veja isto como uma alternativa melhor a um conjunto de caixas).
O Guia do Aventureiro Astral:
Seis novas raças jogáveis: Elfos Astral, Autognomos, Hadozee (primata voador), o Giff (humanóide de cabeça de hipopótamo, adora explosões), Plasmoids (ooze humanóide – primeira gota jogável em D&D), e o Thri-kreen (insectos psionicos).
O guia do DM para o espaço selvagem (o espaço entre planetas) com tudo o que é necessário para executar um jogo.
Como viajar entre mundos/sistemas:
- Exemplo de sistemas de espaços selvagens e uma estrutura para que os DM possam criar os seus próprios sistemas.
- Feitiços e itens mágicos para apoiar o Spelljamming.
- Descrições de navios e planos de convés. Regras para fazer itens.
Menagerie Astral de Boo: - Mais de 60 novos tipos de monstros (palhaços espaciais, vampiratas cometas assassinos, dragões solares e lunares, e mais).
Chris Perkins diz que um dos objectivos do cenário é apoiar um jogo episódico divertido semelhante ao programa de televisão “Star Trek the Next Generation”.
O livro apoia locais e criaturas excitantes para esse tipo de peça.
Luz de Xaryxis:
- Aventura para os níveis 5-8, apresentando 12 episódios. Cada episódio termina num suspense.
Vários ganchos dão início aos jogadores.
Perkins diz que é “uma viagem através do espaço selvagem e do Mar Astral”. Dois novos locais e a Pedra Fantástica de Bral como centro de campanha.
Lançamentos digitais – D&D Direct
Em ambos (recentemente adquirido pelo WotC) D&D Beyond e através do site D&D, o WotC lançou o Compêndio Monstruoso Volume Um:
Criaturas de Graça! Contém dez monstros “de todo o multiverso do D&D”.
Estas parecem ser criaturas de Spelljammer, embora uma delas seja a besta do pesadelo de Dark Sun! (Isto é interessante, porque Dark Sun tem sido, no passado, inacessível a outros cenários).
Os dez monstros aqui não estão aparentemente na aventura, pelo que estes são monstros extras que podemos usar para nos divertirmos.
Soubemos também que a Academia de Feitiçaria será lançada gratuitamente em Julho.
Esta é uma prévia da aventura em pdf. Perkins chamou-lhe uma “introdução amigável ao conceito de Spelljamming” – explica qual é o cenário, como dirigir uma campanha, e pode levá-lo do 1º para o 5º nível… tornando-o ideal como uma pista para a aventura do 5º nível no cenário principal.
Liga dos Aventureiros e DMsGuild Support
Adventures League apoiará o Spelljammer!
A luz de Xaryxis será convertida para AL e funcionará durante os fins-de-semana mensais de Jogo Virtual. A Academia de Feitiçaria foi concebida para ser uma experiência AL.
Ainda não se pode escrever para a Spelljammer no DMsGuild, mas espera-se que esteja disponível após os lançamentos do conjunto.
Haverá um programa de Dungeoncraft para o programa Spelljammer (como houve com o Witchlight) para ajudar os autores a escrever para o cenário.
Haverá também um arco de histórias espaciais na campanha AL Dreams of the Red Wizards. É galera esse é o D&D Direct.
Liga dos Aventureiros e DMsGuild Support
AL apoiará o Spelljammer! A luz de Xaryxis será convertida para AL e funcionará durante os fins-de-semana mensais de Jogo Virtual. A Academia de Feitiçaria foi concebida para ser uma experiência AL.
Mudanças Spelljammer
As entrevistas D&D Direct e posteriores confirmam várias alterações.
No AD&D, o leme do feiticeiro foi accionado por um feiticeiro que se sentou no leme… e perdeu todos os seus feitiços.
A nova versão requer afinação e mantém os seus feitiços. Viva!
Na versão original, cada mundo de campanha (Greyhawk, Krynn, Forgotten Realms) era um conjunto de planetas numa “esfera de cristal”.
Todas as esferas flutuavam numa substância inflamável chamada phlogiston, e os rios teciam através do phlogiston tecendo os mundos em conjunto.
Essas ideias desapareceram em grande parte. Quando se deixa um planeta, entra-se no espaço selvagem, e se se vai suficientemente longe, passa-se para o plano astral.
Através do Astral pode-se chegar a outros mundos (sistemas solares). Geralmente gosto destas mudanças, mesmo que tenha gostado de aspectos do sistema anterior.
Deve ser óbvio que também temos de obter menos do que tínhamos antes.
Como explico neste tópico, AD&D tinha múltiplos conjuntos de caixas, aventuras, suplementos, romances, e até mesmo um jogo de vídeo.
Nessa altura, era uma estratégia financeira ruinosa, pelo que não podemos voltar a esperá-la.
Se quiser ler sobre como o Spelljammer original foi concebido, este post no blogue do designer Jeff Grubb é excelente.
Se quiser rir/critar, este velho e terrível trailer Wildspace dos anos 90 é para um jogo de tabuleiro do Spelljammer que foi totalmente concebido mas nunca lançado
D&D Direct: Video de RPG de Mesa Dungeons and Dragons
Dragonlance – Jogo de cenário e Tabuleiro D&D 5e
Outro cenário clássico!
Desenvolvida independentemente dos novos romances Dragonlance, e em simultâneo com a trilogia original do romance, mas sem se intrometer nela, será uma nova campanha Dragonlance.
Lançada em Novembro de 2022, Shadow of the Dragon Queen permite a uma nova geração de heróis experimentar a Guerra da Lança.
Temos muito poucos detalhes, mas terá lugar numa parte menos explorada do continente principal e não exigirá qualquer conhecimento prévio do cenário (isto é bom como diz a Wikipedia que existem… uau… 190 romances para o Dragonlance?).
O tema do cenário foi resumido como guerra, e para apoiar isto haverá um jogo de tabuleiro, Guerreiros de Krynn.
Podem jogar o jogo de tabuleiro por si próprios, e podem jogar a aventura 5e por si próprios, mas também podem usar o jogo de tabuleiro para jogar batalhas na aventura 5e (Isso é muito bom… agora… eu desejo que tivéssemos um jogo de batalha de navios Spelljammer!)
O jogo de tabuleiro foi concebido pelos designers de topo Stephen Baker (HeroQuest, Battle Masters) e Rob Daviau (Risk Legacy, Restoration Games).
Diz-se que tem elementos narrativos fortes e Ray Winninger diz, “uma das coisas interessantes sobre esse jogo é que ele tem muitos elementos narrativos, tal como um jogo de role-playing.
É um jogo de tabuleiro, mas é-lhe pedido que narre o que está a acontecer e o que não está.
Se escolher, enquanto jogar a campanha de role-playing quando surgirem grandes batalhas na história, pode pegar o jogo de tabuleiro e começar jogar no próprio tabuleiro.
Os personagens do RPG são importadas para o próprio tabuleiro.Pode aprender as coisas incríveis, incríveis e heróicas que elas fazem nestas batalhas.
Mas essa experiência é inteiramente opcional”.
Haverá também apoio da Liga dos Aventureiros, para ser detalhado mais tarde.
Finalmente, o artigo Unearthed Arcana para a Dragonlance: Heroes of Krynn foi atualizado, com várias alterações que podem ou não gostar.
O que acha de o Kender perder a sua capacidade de bolso?
Filme D&D Dungeons and Dragons: Honra entre ladrões
A única informação nova para o filme foi a revelação do título.
Também tivemos a confirmação do elenco e que a cidade de Neverwinter está envolvida.
Há uma nova conta no Twitter para o filme.
Um membro da EN World forneceu uma crítica na semana seguinte, quando cerca de 30 segundos de filmagens foram partilhados na CinemaCon.
Gostei muito de ouvir isto: “Vou dizer que o aspecto geral foi absolutamente espantoso por estar tão distante.
Facilmente a par do que seria de esperar de um lançamento teatral da Marvel. Fantasias todas com bom aspecto, conjuntos todos com bom aspecto”.
Ouça sobre filmes de D&D no Caixinha Quântica
Tokens e tiles de terreno, Traduções, D&D Onslaught
O dia 19 de Julho trará duas caixas para DMs.
A primeira tem 64 discos de plástico redondos personalizáveis, sobre os quais se colocam agarros reutilizáveis com imagens de monstros.
É uma ideia inteligente!
O segundo conjunto utiliza o mesmo conceito, desta vez com azulejos de terreno entrelaçados (um lado é ao ar livre, o outro é uma masmorra) e é possível acrescentar elementos através dos grampos (fogueira, árvore, etc.).
A D&D continua a trabalhar na tradução de livros para francês, italiano, alemão e espanhol (destinados à Europa).
Foram fornecidas datas para o novo Starter Set (4 de Outubro), Tasha’s (12 de Julho), Mordenkainen’s (Setembro), e Curse of Strahd (Outubro).
As ferramentas digitais também serão traduzidas. Nenhuma notícia sobre como isto funciona para o resto do mundo, incluindo outros países (digamos, todos da América Latina), pena para nós brasileiros.
D&D Onslaught será um novo jogo de escaramuça para dois jogadores, lançado em Setembro através de WizKids.
Um jogador joga o Harpers, o outro o Zhentarim.
Recebe 21 miniaturas totalmente pintadas, um tabuleiro de jogo de dupla face, d20s, cartões de marcação, várias cartas e fichas e elementos do terreno.
Introdução ao Starter Set, Ofertas Digitais.
O WotC está a rever o seu conjunto de introdução uma terceira vez, desta vez como o conjunto inicial D&D – Dragões do Stormwreck Isle por $20.
É lançado exclusivamente nas lojas em 1 de Agosto e depois mais amplamente em Outubro. Foi concebido para novos DMs, pais que procuram introduzir D&D aos seus filhos, e jogadores que procuram tornar-se DMs.
A capa apresenta Sheila e Hank do desenho animado dos anos 80, mas a aventura em si não lida com o desenho animado.
Centro de Jogadores – D&D Direct Player Hub
O conjunto de caixas é redesenhado com QR-code para as próximas ferramentas digitais.
Isto inclui vídeos e outro material que fornece lições e on-ramps.
Uma experiência de demonstração interativa irá ensinar os fundamentos em apenas 15 minutos.
Os tópicos incluem como ler um bloco de estatuetas, como realizar um encontro, como lidar com uma narrativa ramificada e uma história colaborativa, aumentar o conforto com a colaboração e melhorar, e outros tópicos.
Isto fará parte do novo Player Hub no site D&D.
D&D Curriculum
O site irá também proporcionar um relançamento dos Kits do Clube Pós-escolar DID.
Kits separados para as séries escolares estarão disponíveis com tudo o que for necessário para lançar e manter um clube de D&D escolar.
Isto inclui cartazes e o material sublinha os benefícios emocionais do jogo cooperativo e da narração de histórias.
Viagens através da Citadela Radiante
Ajit George e a equipe do WotC forneceram detalhes e arte para várias das aventuras do livro, que lança a 21 de Junho.
As aventuras são fortemente inspiradas nas culturas dos autores.
A arte é espantosa, com cores quentes e vibrantes em que a arte do WotC não toca com muita frequência.
Uma das aventuras, Orquídeas da Montanha Invisível, atravessa o Feywild e viaja para o Extremo Reino, o que deverá ser um desafio interessante para os aventureiros do 14º nível.
O que não ouvimos – D&D Direct
A única notícia sobre games foi que o Baldur’s Gate iria finalmente ser lançado em 2023 (há muito tempo que está em acesso antecipado) e pode estar a expandir-se.
O próximo “módulo” do MMO do Neverwinter será outro com o tema do dragão, atualizando vários aspectos do conteúdo actual do dragão e adicionando alguns covis adicionais e caçadas de dragões.
Embora saibamos que estão a ser trabalhados novos jogos de vídeo adicionais, nenhum foi anunciado.
Mais importante ainda, nada foi dito sobre a próxima atualização da nova edição a chegar em 2024, a não ser para dizer que todos os produtos “devem jogar bem” com as revisões de 2024.
Aqui paira uma preocupação.
Uma empresa de relações públicas forneceu alguns números (50 milhões de jogadores de D&D a nível mundial, 2021 novamente o melhor ano de sempre e 9º ano de crescimento consecutivo).
Afirmava que “os produtos de D&D introdutórios continuaram a atingir novos públicos com mais vendas totais em 2021 do que quando foram lançados pela primeira vez em 2014”.
Isto sugere que a 5e, após 8 anos, ainda está a conseguir evitar o declínio das vendas dos produtos principais.
Trata-se de uma realização incrível (e nunca antes na nossa indústria).
Da mesma forma, disseram que foram necessários anos de Maldição de Strahd para vender tantos exemplares como Wild Beyond the Witchlight vendido em Setembro de 2021.
Mas eu esperava ouvir mais sobre a forma como o D&D Beyond figurava nos planos da WotC, e de fato ouvir mais sobre a natureza grandiosa desses planos.
Também pensei que eles poderiam anunciar a reforma do Dragon+, incorporando essa revista nas já fortes ofertas de vídeos e artigos do D&D Beyond.
Ainda penso que o WotC e a Hasbro, agora coordenando mais de perto do que nunca, irão lançar uma plataforma que reúne todas as ofertas de entretenimento: filmes, programas de TV, D&D Beyond, um VTT (tanto para RPGs como para jogos de tabuleiro), notícias e artigos, transmissões ao vivo, e muito mais.
Este tipo de oferta poderia ser reforçado pela aquisição do D&D Beyond, seria ouro de ganhos em ações, e poderia também ser algo que os clientes realmente querem… tudo sem diminuir a importância de um 5e (ou 5.5E) sonoro.
A dada altura, o WotC deveria querer começar a reunir essa visão e começar a aliciar-nos para um modelo de subscrição.
Não me interpretem mal. Acho que o D&D Direct foi muito impressionante… para ofertas de RPG. Mas penso que vem numa escala mais grandiosa que pode catapultar o D&D para novas áreas.
Ouça Podcasts de RPG de Mesa e D&D 5e
No Podcast de RPG de Mesa e cultura Geek Caixinha Quântica você encontra entretenimento de verdade.
Aqui você pode ouvir resenhas e reviews de série e filmes sobre cultura Geek e também sobre jogos de RPG de Mesa e muita coisa sobre D&D e Dungeons and Dragons e RPG de Mesa. Vem conferir!