Diablo 4: O Melhor jogo da franquia?
Antes de qualquer pergunta, sim, joguei Diablo 4: no beta fechado, no beta aberto, no server slam, no acesso prévio e ainda estou jogando atualmente (sem previsão de parar no momento).
E antes de mais outra pergunta, jogo Diablo desde o primeiro da franquia, tendo jogado Hellfire, Diablo 2, Lord of Destruction, Diablo 3, Reapers of Souls, Diablo Immortal (sim).
É o suficiente para a carteirinha gamer?
Currículos à parte, reafirmo que Diablo 4 é o melhor jogo da franquia com tranquilidade após algumas centenas de horas de jogo.
Conseguindo assim vencer até mesmo o saudosismo e a memória afetiva de um grande fã da série que acompanhou cada evolução e chega a 2023, quase 27 anos depois do início da franquia, feliz com a experiência completa do que está sendo oferecido até o momento.
Mas só dizer que é o melhor não é o bastante pra você né?
Então vamos aos meus argumentos sobre por que esse é o melhor.
Todos eles completamente parciais e enviesados por alguém que ainda está intoxicado por Santuário e tem feito lives de mais de 10 horas desse jogo com frequência.
E mesmo assim com adversidades técnicas terríveis, uma prova se não de amor e paixão pela franquia, talvez da completa insanidade e manipulação dos males dos Infernos Ardentes.
Um lançamento tranquilo
Diferente dos últimos lançamentos da Blizzard, incluindo nisso Diablo 3, o quarto episódio em Santuário (o mundo do jogo) teve um lançamento tranquilo e de sucesso, com algumas filas e bugs, mas nada que tenha se assemelhado aos acontecimentos trágicos de Overwatch 2 por exemplo.
Tivemos, inclusive, o privilégio de ser um dos primeiros lugares no mundo onde o jogo foi lançado, o que já nos coloca em uma situação vantajosa comparada a como somos tratados pela dona dos jogos do encanador e da princesa que é sempre raptada pelo mesmo vilão.
Qualquer pessoa que tenha esperado há mais de 10 anos o lançamento de Diablo 3, lembra do problema que foi conseguir entrar no jogo, mesmo horas após a hora programada.
Confesso que não tive esse problema, mas muitos amigos na época tiveram e só não lembro melhor do relato deles por puro egoísmo de estar jogando o jogo empolgadíssimo com tudo que era novo naquele momento.
Diablo 4 conseguiu a façanha de ser um lançamento tranquilo e preciso, mesmo sendo um jogo multi-plataforma, com alguns pequenos problemas de fila que, ao que foi reportado, não foram culpa da Blizzard, mas sim das empresas dos consoles para o qual o jogo foi lançado.
Então temos um início muito bom e o primeiro argumento!
Localização
O processo de Localização vai além da tradução, nele não apenas se busca levar uma palavra ou termo de uma língua para a outra de forma direta.
Nesse processo leva-se em consideração uma abordagem muito mais ampla de cultura, mercado, região e realidade linguística, que pode produzir resultados que são mais palatáveis ao gosto de outras nações e culturas.
Nesse campo Diablo 4 é excelente, ao escolher a versão de nossa língua, são raras as palavras que se mantém em inglês e a dublagem (pela qual somos mundialmente conhecidos) segue com um cuidado impecável.
Apenas para não dizer que não critiquei nada nesse campo, os sotaques (como o sotaque Russo em Kyovashad) fazem falta, mas isso também faz parte de certa forma de como as dublagens são feitas e dirigidas no Brasil.
No demais, muitas escolhas refletem um grande cuidado em não apenas trazer o jogo para os fãs, mas também deixar o terreno pronto para que novatos possam chegar nessa franquia consigam entender o que está acontecendo, quem é quem, sem ter que decorar nomes estranhos com grafias quase alienígenas.
Assim finalizo esse segundo argumento.
Diablo 4: O Melhor jogo da franquia? A História
Com o fim de Diablo 3, Reaper of Souls, a história de Diablo ficou um pouco complicada de ser levada adiante, tanto que Diablo Immortal se passa cronologicamente entre Diablo 2 e 3.
Foi uma grata surpresa testemunhar cada pedaço da história apresentada nessa nova encarnação do mal, conseguindo cativar a todo momento e sendo mais bem desenvolvida do que todos os outros jogos anteriores juntos. Não é um exagero.
Não é segredo que Diablo 1 tinha uma história fraca, tanto que para que Diablo 2, muitos remendos tiveram que ser feitos e para Diablo 3 foi feito uma grande construção de mundo.
Entendam que não estou falando aqui dos muitos livros que existem e foram publicados, falo diretamente sobre o jogo.
Mas Diablo 4 envolve toda história já feita e consegue resolver muitas pendências e criar uma imersão tão profunda que fez com que existissem conversas em diversos momentos com a discussão se Lilith está certa ou não.
Obviamente não darei nenhum spoiler da história, já que para os veteranos que ainda não puderam concluir o jogo isso seria um pecado e, para os novatos, talvez muito se perderia por não ter um conceito ou referência ao que aderir, podendo soar como palavras vazias.
É algo que afirmo com total segurança que a história de Diablo 4 além de ser excelente, se amplia para um mar de possibilidades surreais de como ela pode ser explorada nos próximos 10 anos (ou talvez mais). Esse argumento não foi o suficiente?
Furando bolhas
E nem estou falando de bolhas de sangue (acredite, é uma imagética bem tranquila e suave perto do que o jogo apresenta), mas Diablo 4 conseguiu furar a bolha de fãs da franquia, muito por conta da existência do universo “gamer” de hoje em dia, mas ainda mais por conta da grandes estratégias de marketing de lançamento por parte da Blizzard.
Isso fez com que inúmeros novos jogadores chegassem, muitos ainda estranhando algumas características do formato do ARPG.
O sucesso de um jogo nos dias de hoje está muito atrelado a quanto um jogo consegue furar sua própria bolha, alcançando novos públicos, apresentando um gênero para novas pessoas e até mesmo fazendo com que se tornem fãs.
Depois tantas horas de live, vídeos, artigos e reportagens, isso foi conquistado com sucesso, faltando apenas agora ver como a Blizzard consegue manter isso em uma época extremamente volátil.
Se você encontra problema no valor do jogo, eu me compadeço pela sua situação, realmente mais de trezentos dinheiros não é algo que qualquer um dispõe hoje em dia para jogos, mas em comparação com o quanto o jogo oferece em comparação a outros títulos de valor próximo, a questão do valor está muito mais atrelada a se podemos pagar do que se é um valor justo.
Já fiz a matemática e sim, é justo, por isso, aguardemos o que mais Santuário e a Blizzard tem a oferecer nos próximos anos.
Texto escrito por Arddhu