Dungeons and Dragons teve um efeito profundo na cultura nerd, mas qual versão do jogo merece a parte da fama do dragão?
Vamos então neste artigo falar um pouco das edições de Dungeons and Dragons, vale lembrar que não temos a pretensão de eleger uma melhor edição.
Dungeons and Dragons uniu milhões de jogadores desde o lançamento, forjando amizades duradouras – e, claro, arruinando algumas.
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Houve muitas iterações do jogo de mesa ao longo de sua vida útil de aproximadamente 40 anos, então o jogo mudou bastante desde o início.
Mas claro, nem todas as edições são criadas iguais, e algumas são consideradas muito melhores que outras pela base de jogadores.
7. 4a Edição
Pergunte a qualquer membro da comunidade Dungeons and Dragons qual é a pior edição do jogo, e eles quase certamente responderão com 4e.
Há um pouco de errado com o 4e, principalmente devido a problemas com classes na versão.
É difícil fazer um personagem único. Além disso, é mais centrado no combate, o que é ótimo para alguns jogadores, mas não para aqueles que preferem passar o tempo jogando.
Ao todo, 4e parecia mais uma experiência de combate tático do que um RPG de mesa completo.
Entretanto, possui excelentes mecânicas de regras, que inclusive foram repaginadas para a 5ed.
6. Advanced Dungeons and Dragons
Advanced Dungeons and Dragons é onde o jogo como o conhecemos começou a se destacar.
Ele estabeleceu as bases para tudo o que o D&D se tornaria, separando-se do kit básico da Red Box de alguns anos antes.
Dito isto, também era incrivelmente denso. Para aqueles que são novos no jogo, aprender suas regras vai demorar um pouco.
O estilo de escrita de Gary Gygax simplesmente não é tão fácil de digerir quanto as versões mais recentes do jogo, porém é uma das mais sensacionais edições de Dungeons and Dragons de todos os tempos.
5. Original Dungeons and Dragons
A primeira edição de Dungeons and Dragons era incrivelmente básica, oferecendo apenas três classes: Fighting-Men, Cleric e Magic-User.
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No entanto, é impossível minimizar a importância cultural disso, pois isso teria um efeito cascata na cultura nerd como um todo – romances, filmes e videogames em constante mudança.
Pode não ser a melhor edição que Dungeons and Dragons tem a oferecer, mas é definitivamente uma das mais importantes.
4. Segunda Edição de Dungoens and Dragons
A segunda edição veio com muitas melhorias em relação ao Advanced Dungeons and Dragons, principalmente na facilidade de digerir as regras reais.
Por toda parte, o jogo ficou muito mais fácil de entender e corrigiu muitas falhas da versão inicial.
Para as pessoas que jogam D&D há décadas, também há um fator de nostalgia, já que a Segunda Edição é onde muitos começaram no mundo do RPG de mesa.
Ele ainda tem alguns problemas, mas foi definitivamente uma melhoria em relação à versão anterior.
3. 3a Edição
A Wizards of the Coast assumiu com a 3e, e as mudanças foram perceptíveis.
Ele removeu uma mecânica de jogo chamada To Hit Armor Class 0, ou THAC0, que, sem se aprofundar nos detalhes, tornou a matemática do jogo um pouco mais complicada do que precisava ser.
Embora esta edição ainda tenha alguns problemas de equilíbrio, ela permitiu que os jogadores criassem personagens um pouco mais complexos mecanicamente, o que acrescentou muita profundidade à jogabilidade em geral.
No entanto, ele seria ofuscado por seu irmão mais novo, embora ainda estabelecesse um padrão bastante alto para o futuro do jogo.
2. 3.5 Edição
No que diz respeito às edições Dungeons and Dragons, a 3.5 tem muito poucas falhas.
Para muitos, é a melhor edição do jogo, oferecendo uma experiência de role-playing pura e uma infinidade de grandes melhorias em relação à versão 3.0 padrão.
Também é parcialmente responsável pela invenção do Pathfinder, um descendente de Dungeons and Dragons que muitos argumentam ser melhor, em alguns aspectos.
Dito isto, alguns jogadores encontraram uma maneira de otimizar demais o jogo com certas construções de personagens, o que pode eliminar muito da diversão.
Ainda assim, há uma razão para tantos jogadores ainda usá-lo até hoje; é realmente excelente.
1. 5a Edição
É difícil medir o quanto Dungeons and Dragons evoluiu como hobby nas últimas décadas, mas 5e é uma prova de décadas de trabalho.
Ele oferece uma experiência fundamentada, onde o 3.5e permite que os jogadores fiquem um pouco mais loucos com suas jogadas.
Mas em um nível mais profundo, 5e está por trás do renascimento que Dungeons and Dragons experimentou nos últimos cinco anos.
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Foi o ponto de partida para milhões de pessoas descobrindo o jogo de mesa como um hobby pela primeira vez – e há algo realmente especial nisso. 5e, tanto do ponto de vista da jogabilidade quanto da cultura, é o D&D no auge, e será muito interessante ver o que o futuro reserva para o jogo.
Dungeons and Dragons melhorou constantemente ao longo do tempo de uma forma que muitos outros jogos, ou qualquer coisa, não tem.
Isso teve um efeito profundo na cultura nerd, e isso não parece provável que mude.
Ele passou a unir jogadores por trás de uma paixão compartilhada, tornando-se algo que milhões de pessoas podem usar para se relacionar e formar conexões humanas legítimas.
É difícil dizer o quão especial este jogo é para tantas pessoas, mas tem sido absolutamente maravilhoso vê-lo evoluir ao longo do tempo.
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