Flanqueando no D&D 5e

imagem de um flanqueamento D&D 5ed

A princípio sabemos que na quinta edição de Dungeons & Dragons não existe uma regra oficial de flanqueamento no Player’s Handbook – O Livro do Jogador (agora D&D 5e tem sua versão em português, lançada pela Galápagos).

Contudo existe uma interpretação muito interessante no Dungeon Master’s Guide – O Livro do Mestre.

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Então neste artigo vamos falar um pouquinho dessa regra (flanking), afinal ela pode deixar os combates ainda mais emocionantes.

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Dungeon Master’s Guide

A página 251 do Livro do Mestre contém as regras opcionais de Flanqueamento para o D&D 5e.

Primeiramente vamos ao olhar a imagem abaixo, saber quando estamos flanqueando um inimigo ou mesmo quando os personagens podem estar sendo flanqueados, certamente a regra vale para os dois lados.

Imagem para flanquear no D&D 5ed

Basta traçar uma reta entre os personagens e a criatura para saber se ela estará sendo flanqueada. Assim sendo, o mestre pode dar a vantagem no D20 para os jogadores.

E é isso, muito simples e rápido, nesta edição não temos aquela condição de “flat-footed”.

Facing

Existe ainda uma outra regra opcional no D&D 5e que podemos traduzir como encarando, com a finalidade de deixar o sistema um pouco mais crunch.

Vamos imaginar que uma criatura tenha um arco frontal (o DM pode definir que nem todas as criaturas tem um arco frontal, de tal forma que essa regra não se aplicaria, como exemplo um cubo gelatinoso).

cubo gelatinoso D&D 5ed

Ao atacar as costas de uma criatura o mestre pode conceder vantagem na jogada de D20 ao jogador, e definir que caso esteja usando escudo ele não poderia ser usado nessa situação.

Isto é, o bônus do item não se aplicaria a CA.

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Em conclusão, em algumas situações pode ser difícil definir o arco frontal, costas ou os arcos laterais, como sempre, nesse momento é de bom grado que o bom senso entre na jogada.

O Mestre sempre terá o controle total do jogo, e ao utilizar essas regras as batalhas podem ganhar um sabor especial.

PS: Essa regra de vantagem pode aumentar demais a chance de acerto, então, aqui vai um grande segredo: Use homebrew, suas próprias regras da casa.

Uma sugestão seria utilizar tudo que falamos, mas em vez de vantagem, conceder um bônus de +2 na Jogada de Ataque.

Acesse também nosso artigo sobre o lançamento do Livro dos Montros em português pela Galápagos.

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