Desde que o RPG foi inventado o recurso e ferramenta com maior valor sempre foi a imaginação, seja para criar uma aventura, criar um personagem, interpretar uma regra ou descrever uma cena.
A imaginação sempre foi o principal recurso do arsenal RPGista, mas será que as IA estão prestes a transformar isso em algo obsoleto?
Se você está perdido, nos últimos meses algumas ferramentas de Inteligência Artificial, mais especificamente o Midjourney e o ChatGPT, criaram verdadeiras revoluções, seja para que pessoas que não sabem desenhar possam finalmente transformar suas ideias em ilustrações, ou para que pessoas possam produzir conteúdo escrito com maior velocidade.
As IAs ainda são uma ferramenta, elas precisam ser “pilotadas” para se conseguir um resultado satisfatório, o que muitas vezes requer paciência, prática e um certo desapego do resultado final, pois ainda é difícil chegar a resultados perfeitos.
Mas com certeza eles podem estar a caminho.
Veja Também:
15 Melhores Aventuras Oficiais de Dungeons and Dragons
Entendam que esse artigo não visa entrar no mérito da utilização dessas ferramentas de forma profissional e comercial, apenas busca trazer um pouco de percepção da mesma para o RPG enquanto hobby, atividade de lazer.
Como as ferramentas de IA podem contribuir para que a sua aventura seja mais divertida ou interessante?
Ou ainda, como um jogador pode utilizar essas ferramentas para poder expressar melhor seu personagem, suas ideias e até vir a facilitar sua transição de jogador para mestre?
Ilustrações e o Midjourney
Não faz muito tempo, transformar qualquer ideia em uma imagem era algo inviável para o RPG enquanto hobby.
Mestres e jogadores sem talentos artísticos para ilustração podiam recorrer apenas a um ilustrador de forma paga ou, em alguns casos, ao desenhista do grupo que muitas vezes ficava sobrecarregado ou tinha ataques de estrelismo.
Isso ao mesmo tempo que ampliava o papel da imaginação, fazendo com que fosse necessário usar imagens mentais, também limitava as possibilidades de se criar coisas novas com ideias que ficavam muitas vezes travadas apenas no imaginário.
É muito legal você criar a história de um personagem, preencher a sua planilha e então conseguir uma imagem dele, e francamente, nem todo mundo dispõe de mais de 50 reais para uma ilustração apenas de rosto.
Veja Também:
Melhores ideias para se usar em uma aventura de D&D
Com o Midjourney esse limite foi removido.
Com ele é possível criar a aparência de um personagem com um resultado satisfatório e até certo ponto funcional, sem os detalhes necessários para uma obra comercial.
Uma vez que você já tenha alcançado um resultado próximo do que você quer, se torna até mais fácil pagar um ilustrador para fazer um desenho com qualidade dentro do que você realmente espera.
Unir-se às IAs parece o melhor caminho, e olha que nem estamos falando de Matrix Ressurrections.
Diversos artistas já estão utilizando essas ferramentas para agilizar o trabalho, criar opções e variações mais rapidamente para clientes e até automatizar alguns processos.
Inteligência Artificial o ChatGPT e o RPG
Se o Midjourney trouxe essa liberdade toda para exercitar a imaginação para ilustrações, o mesmo pode ser dito sobre descrições e textos com o ChatGPT.
Não é difícil encontrar conteúdo por aí explicando como aumentar ganhos em criação para redes sociais com essa ferramenta e se é possível criar esse tipo de conteúdo, sim, você pensou certo, criar conteúdo para RPG não é algo impossível.
Mais uma vez é importante pontuar a necessidade de paciência ao pilotar a ferramenta para conseguir o resultado desejado.
Você pode até conseguir criar uma aventura completa, mas com certeza precisará de bastante tempo aprimorando e organizando as ideias apresentadas pela Inteligência Artificial, dando conexão e coesão a elas e até modificando elementos durante o processo.
Na maior parte dos casos, o que a IA consegue fornecer são variedades para que você possa escolher entre várias opções, mas o resultado raramente é adequado, com a revisão humana sendo necessária e em muitos pontos, o trabalho braçal de escrever as coisas.
O que então funciona bem entre a IA e o RPG de Mesa?
Algumas ideias que são bem funcionais no ChatGPT são listas de nomes, descrições de locais, tramas iniciais ou mesmo o resumo de tramas centrais.
Crie histórias breves para NPCs, ou mesmo descrições mais elaboradas para itens encontrados. Não serão poucas as vezes em que o que for produzido será visto como um material bruto, pronto para ser lapidado e trabalhado para chegar no resultado desejado.
Acesse aqui a live do Jogada de Meste onde JP e Henrique criam muitas coisas para RPG na Inteligência Artificial Chat GPT.
Limitações da Inteligência Artificial
Tanto o Midjourney quanto ChatGPT são ferramentas de Inteligência Artificial que foram “treinadas” com conteúdo que pode ser encontrado abertamente na Internet.
Então embora o resultado que apresentem hoje para algo possa ser ruim, com cada vez mais pessoas as operando, isso pode mudar muito rapidamente.
Veja Também
Melhores Livros de D&D para se ter na prateleira
Uma das maiores limitações dessas ferramentas é o preço.
Embora todas ofereçam um acesso gratuito, especialmente para que você possa conhecer as possibilidades, para poder fazer o uso constante é necessário pagar pelo acesso, seja para passar na frente na fila, seja para poder utilizar após exaurir os créditos gratuitos.
É justamente nessa limitação que entra a maior polêmica das IAs atualmente, todo conteúdo que foi utilizado para treiná-las, foi criado por inúmeras pessoas, sem que elas tenham dado autorização para esse uso.
Quando o que é produzido por elas entra em circuitos comerciais e se torna algo rentável, a discussão se torna acalorada com diversos pontos interessantes vindos de cada lado.
Utilizando IA com o RPG de Mesa
No entanto, se você pretende utilizar apenas para jogar RPG com seus amigos, seja criando histórias e contornando limitações, seja criando personagens que se tornem mais significativos, essa polêmica não deve ser uma preocupação sua.
O principal motivo para isso é, pessoas que utilizam essas IAs para coisas pessoais, dificilmente pagariam um profissional pelo mesmo serviço.
Seja para o jogador que quer uma imagem de seu personagem e podia apenas ficar buscando por horas e horas até encontrar uma que se adequasse parcialmente a isso.
Ou mesmo o mestre que adiaria uma aventura por não ter terminado a descrição de cada cômodo de uma mansão assombrada, eles não eram clientes em potencial.
Dessa forma, fica fácil recomendar o uso dessas ferramentas, seja apenas por curiosidade para ver como elas funcionam com seus próprios olhos.
E até para entender como elas podem facilitar suas aventuras em mundos fantásticos.
Artigo escrito por Arddhu
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 48:44 — 78.1MB) | Embed