Então está oficializado meus amigos, não é o D&D 6e, nem o D&D 5.5 e sim, o ONE D&D, o novo RPG Dungeons and Dragons. E tem PODCAST:
Certamente uma notícia muito esperada por muitos jogadores de RPG de Mesa e Dungeons and Dragons.
One D&D: O Futuro de Dungeons and Dragons
A Wizards Presents nos trouxe as maiores novidades para Dungeons & Dragons em quase uma década.
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One D&D é o codinome de três iniciativas que moldam a próxima geração do RPG de mesa. Como parte do One D&D, teremos:
- Atualização e expansão das regras do jogo existentes, culminando com o lançamento de novos livros de regras em 2024;
- Aprimorando o D&D Beyond, que serve como a porta de entrada digital para o D&D e abriga sua coleção de livros digitais; e
- Construindo a D&D Digital Play Experience, que está em desenvolvimento inicial, mas servirá como um espaço de jogo virtual integrado ao D&D Beyond.
Nada no teste de jogo deve ser considerado final, e a Wizards usará pesquisas para solicitar feedback dos jogadores sobre as mudanças, afinal ainda é um playtest.
Eles também apresentam fundos de amostra, incluindo clássicos como acólito e novas opções, como guarda.
Por fim, também foi anunciado um novo VTT integrado ao D&D Beyond. Ou seja, concorrencia para o Roll 20 e Foundry.
Mais sobre o One D&D e regras
As regras do One D&D serão compatíveis com versões anteriores, permitindo que você continue aproveitando as aventuras e suplementos com os quais joga hoje.
Nosso objetivo para o One D&D é evoluir o jogo de uma maneira que reflita o que os jogadores nos disseram que amam e que o torna tão versátil quanto eles.
As regras do One D&D estão agora em teste, com novos lançamentos de conteúdo caindo a cada mês.
A cada rodada de materiais Unearthed Arcana, coletaremos feedback de jogadores como você para ajudar a refinar o jogo.
Para acessar os materiais de playtest, você precisará desbloqueá-los para sua conta do D&D Beyond.
Faça login e desbloqueie o teste de jogo acessando a página de reivindicação.
Depois de desbloquear o teste de jogo, você pode acessar os materiais mais recentes do Unearthed Arcana acessando o compêndio One D&D, encontrado no menu “Fontes”.
Um livro de Dragonlance e um jogo de tabuleiro no horizonte
Uma guerra se aproxima e você respondeu ao chamado às armas. Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen é o retorno repleto de ação de D&D ao mundo de Krynn.
O livro não apenas oferecerá uma nova história de Dragonlance, mas também novas opções de jogadores que o ajudarão a mergulhar melhor nesse cenário único.
O livro de aventura será complementado pelo jogo de tabuleiro Dragonlance: Warriors of Krynn, feito em colaboração com os renomados designers de jogos de tabuleiro Stephen Baker e Rob Daviau.
O jogo de tabuleiro leva os jogadores e seu Dungeon Master a uma experiência de batalha épica que combina com a aventura escrita.
Entretanto, o jogo não é necessário para jogar a aventura de D&D.
As pré-encomendas de Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen e Dragonlance: Warriors of Krynn começaram nos EUA!
Esses produtos representam a primeira vez que a D&D oferece pacotes físicos e digitais.
Você pode ler mais sobre isso nas perguntas frequentes sobre o pacote de produtos.
Especulações do One D&D no Caixinha Quântica
Desse modo, J. do podcast Caixinha Quântica e Henrique de la Rosa, junto com o convidado Gustavo Sembiano fizeram especulações sobre as regras do novo D&D.
Será que eles acertaram alguma delas? Do One D&D?
Então não perca tempo, acesse aqui o podcast e ouça esse episódio.
One D&D já tem alguns playtests e algumas regras tem causado discussões na cominidade de RPG
One D&D teve três pacotes de teste de jogo até agora. Os fãs de Dungeons & Dragons puderam visualizar três seleções fragmentadas de regras para a próxima edição de D&D.
Até agora, as regras cobriram as opções de personagem do jogador e algumas revisões amplas de como as seções básicas do jogo funcionam.
Na maioria das vezes, One D&D recebeu alguns elogios, e muitas das mudanças são apreciadas pelos fãs.
Além disso, os desenvolvedores já se mostraram dispostos a se envolver e responder aos comentários.
No entanto, nem todas as alterações da Quinta Edição foram populares. Existem algumas novas regras que a maioria dos jogadores prefere deixar para trás.
Vamos listar 10 delas aqui não tão polêmicas:
10. Ardlings não tem inspirado tantas pessoas, não vemos muitos deles por aí rs.
9. A nova estrutura de Magia: Primal, Acrcana e Divina, como em Pathfinder 2e por exemplo.
8. O não balanceamento dos talentos, mesmo que ainda venhamos a ter mais.
7. Mudanças em como o movimento funciona, como por exemplo, Anão se movimentar igual humano.
6. Novas regras para a mais famosa classe de D&D, o Ladino. Mantiveram o que era fraco na classe e não melhoraram tanto assim com novas regras.
5. Subclasses Universais a partir do terceiro nível. Sempre, sem mudanças, sempre no terceiro nível, bem diferente da 5e, onde temos subclasses em diferentes níveis.
E agora as mais polêmicas de todas:
4. Recursos de dano sendo alterados para uma vez por rodada. O ataque furtivo do ladino só se aplica no turno dele. Os novos Golpes Abençoados de um clérigo podem acontecer uma vez por rodada. Alguns defendem essa mudança como tornando o dano mais fácil de calcular e balancear.
3. Mundanças no 20 natural e no 1 natural. Temos agora inspiração para cada 20, até algum tempo, monstros não tinha ataque crítico com o 20. Vamos ver.
2. Algumas magias nerfadas. Existe a chance de se equilibrar várias mágias, esperamos que a Wizards não perca essa oportunidade.
1. O jogo agora é uma união de Digital com Analógico. Isso pode ser um tanto quanto perigoso para a imaginação, já que o digital pode trazer imagens lindas assim como um Video-Game.
Entretanto, sabemos que o RPG não se trata disso, e aqui é um ponto muito crucial do One D&D, a integração com o D&D Beyond levada à um nível muito acima do que é hoje.
A polêmica da OGL 1.1 para Dungeons and Dragons
A comunidade de RPG MUNDIAL tem se posicionado contra a Wizards of The Coast com relação a um atualização da licença aberta do jogo.
Vamos falar a verdade, NÃO É UMA LICENÇA ABERTA, e sim regras para lucrar em cima de criadores de conteúdo.
Problemas com o novo OGL:
- O novo OGL pretende “desautorizar” o atual, algo que alguns advogados dizem que não pode ser feito, mas alguns dizem que poderia;
- Todo o conteúdo criado seria de propriedade da Hasbro, gratuito para seu uso;
- Criadores só poderiam fornecer conteúdo como PDFs ou livros, não mais VTTs ou outros formatos;
- Os mapas permaneceriam intocados, isso diz respeito apenas ao conteúdo 5e;
- A Hasbro pode alterar qualquer coisa com sua licença com aviso prévio de 30 dias. Exemplos:
Eles poderiam diminuir o limite de 750k para 75k, Eles poderiam aumentar os royalties para 35% (hoje está em 25%) - Criadores precisariam compartilhar relatórios de receita com a Hasbro;
- Criadores precisariam registrar seus produtos na Hasbro.
Imaginem o seguinte cenário:
Um bom produto de algum criador, gera receita e estará cadastrado na Hasbro, imediatamente a Wizards pode desautorizar esse criador, pegar esse conteúdo e começar a vender por conta própria.
Afinal, eles irão SABER A RECEITA deste produto pois o criador precisará reportar tudo isso.
Até o momento tem sido um desserviço para o RPG de Mesa em geral.
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