Personalização no RPG e Homebrew

miniaturas rpg podcast do caixinha quantica

Miniaturas de RPG

Olá, Caixinhas e Caixinhos, primeiramente, uso de miniaturas de RPG, homebrews e a personalização no RPG de Mesa são os assuntos nessa semana.

Então chamamos um convidado, o Augusto da Arkartistic3D sobretudo para falarmos sobre essas coisas. Muito dessas personalizações e miniaturas ajudam o jogo de uma forma geral, mas deve-se ter cuidado ao sair mudando demais as regras de RPG de um sistema. Portanto, essas e outras discussões estão no episódio. Clique no play a fim de ouvir essa conversa.

Personalizar vale a pena?

Um receio que sempre vai existir quando se fala de homebrew e personalização é o de descaracterizar o jogo. Muitas vezes esse vício de mudar as regras de RPG começam com personalizações mais simples como o uso de miniaturas para melhorar uma sessão de jogo de RPG.

Com o tempo, começa-se a alterar ou adaptar uma regra aqui, outra ali. Quando a gente percebe, já está viciado nisso e passa-se a criar regras novas ou até mesmo sistemas novos, inteiramente do zero, são as chamadas regras da casa. Uma pequena busca na internet por homebrews de RPG mostram resultados interessantes e criativos.

E aí, o que falta para você criar sua própria personalização das regras de um RPG? Ou a usar mais miniaturas e mapas?

miniaturas rpg, podcast caixinha quantica

Imersão aumentada

Com certeza miniaturas de RPG, principalmente as de monstros do D&D (por ser o sistema mais conhecido do mundo) aumenta a imersão em uma sessão de RPG de Mesa. Além da imersão, ajuda na compreensão do que está acontecendo na cabeça do mestre, com mapas, miniaturas, construções e afins.

Quanto maior for a quantidade de elementos usados para aumentar a imersão, são válidas, como sons, falas com vozes diferentes, e lógico, músicas.

Se quiser ter um exemplo de imersão com esses auxílios de áudio, temos nossas aventuras sonorizadas de RPG, como por exemplo a nossa segunda parte da aventura jogada no mundo de Senhor dos Anéis, a Terra-Média. Acesse clicando aqui.

Conheça nosso PODCAST

Senhor dos Anéis – Pt. 2 (Sessão de RPG) – Aventuras na Terra Média

 

2 Comments

  1. Achei muito interessante alguns tópicos do convidado. Fiquei relativamente chateado com o fato de que os podcasters tradicionais do Caixinha pouco falaram sobre como eles mesmos implementam isso nos seus RPGs.
    Quanto as regras de desgaste das armas e armaduras, nos anos 90 havia um RPG muito famoso no Brasil chamado de Tagmar que possuía isso muito bem descrito. Era uma pena que o sistema era todo tabelado à lá Rolemaster, o que travava muito mas vale a pena darem uma conferida nisso e é produto Brazuca! Utilizo o conceito até hoje nos meus RPGs com a gurizada, e é realmente legal de explorar.
    Ansioso pelo próximo Cast!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *