RPG Sonorizado
Uma categoria de apresentação do RPG de mesa que tem existido por bastante tempo, talvez até antes mesmo do RPG ter sido “inventado” é o RPG Sonorizado.
Se estivéssemos 20 anos no passado, eu diria até sobre RPG em rádio, mas atualmente eles existem em podcasts, no youtube em em diversas plataformas.
A tradição de contar histórias remonta desde que o homem esteve nas cavernas, muito provavelmente em volta de uma fogueira.
Alimentando-se do fruto de uma boa caçada, com um caçador mais animado contando sua parte nessa empreitada.
Exagerada ou não, contar histórias através do som não é uma novidade e certamente com exageros, devem ter surgido efeitos sonoros.
Seja uma lança arremessada, ou o momento em que o animal caçado deu seu urro de raiva por ser atingido.
Qualquer informação dessas pode ser descrita acompanhada de uma onomatopeia para dar maior vivacidade e imersão à história.
Da mesma forma, o RPG de mesa sonorizado se vale da exploração de recursos auditivos para amplificar o poder de uma história.
RPG Sonorizado no Brasil
Buscar a primeira aparição do RPG Sonorizado, registrado, certamente nos levará para onde ele nasceu.
Estados Unidos, mais interessante do que investigar e falar sobre a tradição do RPG Sonorizado pelo mundo, vamos falar sobre a tradição no Brasil.
Ao que tudo indica, se inicia na década de 90 com um programa na rádio USP chamado Labirinto: Prisioneiros da Imaginação.
O programa existiu durante 2 anos, entre 1994 e 1996, com vários dos episódios originais estando disponíveis no site (https://www.prisioneiros.com.br/) memorial ao projeto.
Nele eram contadas histórias de RPG com diferentes atores e a utilização de efeitos sonoros, fossem os cantos dos pássaros ao fundo ou mesmo o choque entre as espadas.
Lembrem-se que estamos falando de uma época onde filmes com efeitos especiais que conseguiam corresponder a essas expectativas, não existiam.
Sendo alguém que viveu essa época, confesso a vocês que lembro com nostalgia a sensação emocionante de esperar chegar o domingo, às 12 horas.
Isso porque quando eu não estava jogando RPG de mesa com meus amigos, eu sintonizava nessa rádio para ouvir o episódio da semana, conseguindo alimentar a imaginação com tudo aquilo.
Essa espera é a mesma que se tornou tão comum nas décadas seguintes com séries televisivas, quadrinhos e outras formas de entretenimento.
A Queda
Mas nem tudo são flores.
Durante esse pequeno espaço dos anos 90, o RPG se tornou um fenômeno que muitas editoras brasileiras tentaram lucrar.
Criou-se uma verdadeira bolha que, ao explodir, deixou inúmeros jogadores carentes de empresas que dessem continuidade às publicações, mas esse não é o tema aqui.
Parte dos espinhos, é entender que Labirinto era uma realidade local do estado de São Paulo, que não alcançou o Brasil e com muitas pessoas que jogam RPG de Mesa desde essa época, sequer terem ciência que tal programa tenha existido.
Com uma vida relativamente curta, em uma rádio local, é possível se dizer que foi uma vida breve.
Durante os anos e décadas seguintes, o RPG enfrentou suas parcelas de problemas, vindo a ser motivo de desconfiança por parte de quem nem sabia o que era de fato.
Essa atividade e muitas barreiras precisaram ser quebradas, para que o que existe hoje em dia, deixasse de ser visto com tanta desconfiança.
Nerdcast RPG
Já falei em outros artigos sobre a importância de coisas que “revitalizaram” o RPG no fim dos anos 10 e começo dos anos 20 como Stranger Things e Critical Role (sim, estou falando dos dias atuais).
Certamente uma das coisas mais importantes que aconteceu no Brasil durante esse tempo, foi o Nerdcast RPG, que surfando a onda dos podcasts que acontecia na época, contava com edição de áudio, sonorização e edição.
Esse fenômeno conseguiu furar mais uma vez a bolha do RPG de mesa.
Com muitas pessoas apaixonadas pela forma de contar histórias que estava nessas horas de gravação, sendo responsável por pessoas que voltaram a jogar.
Pessoas que tiveram interesse em começar a jogar e em pessoas que se viram motivadas a criar, histórias, jogos, ou experiências similares.
Alavancado pela fama do portal de cultura Nerd, muito do que aconteceu nos anos seguintes à estreia do programa em 2011 no Brasil, só aconteceu graças ao RPG Sonorizado.
Entregue de forma eletrônica a qualquer pessoa no mundo que entenda português, vencendo a barreira da “localidade” que Labirinto enfrentou em sua existência.
RPG Sonorizado Quântico
Aqui mesmo na Caixinha Quântica você pode encontrar RPG Sonorizado, mas o que faz exatamente essa modalidade (se é que possamos chamar assim) ter importância?
Lembram que falei sobre contar histórias em volta da fogueira, logo no começo desse artigo?
Pois então, o aspecto que julgo mais importante do RPG Sonorizado é a direção controlada da imaginação.
Quando uma história é contada, os detalhes, sons e aspectos visuais normalmente são interpretados pelo ouvinte da história.
Dessa forma, se isso puder ser direcionado, com um som que traga a intensidade desejada, os resultados da narrativa podem ser também direcionados para um objetivo.
De modo similar à mecânica quântica, embora muitas vezes o RPG Sonoro pareça pequeno (especialmente frente ao RPG Espetáculo), ele ainda é uma parte estrutural da atividade.
Afinal, quantos mestres já não descreveram a baforada de um dragão imitando um sopro enquanto faziam um ruído característico pela boca?
Você pode ouvir a última aventura sonorizda (Ecos Parte 2) do Caixinha Quântica aqui:
Ecos de um Passado Esquecido
Ecos é uma aventura para personagens de Nível 5 para Dungeons and Dragons 5e.
Um aventura com um cenário pronto, e muito lore para você já sair jogando.
Tempo Corrido
O RPG Sonoro possui uma grande vantagem: sua portabilidade.
Graças às maravilhas da tecnologia, é possível baixar um podcast ou ouvir online enquanto executa outras atividades, como cozinhar, fazer academia ou simplesmente entrar em um estado meditativo imaginando as cenas descritas.
No passado, as novelas de rádio eram populares, utilizando a propagação do som com efeitos e edições para contar histórias.
Essa mídia deixou sua marca em pessoas da época, assim como o RPG Sonoro emociona e envolve os jogadores atualmente.
O RPG Sonoro contribui para o crescimento do jogo há décadas, envolvendo e desenvolvendo comunidades e proporcionando experiências enriquecedoras para jogadores e mestres.
Essa modalidade pode atrair novos jogadores e expandir horizontes.
Texto escrito por Arddhu
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 22:31 — 51.5MB) | Embed