Storytelling no RPG

storytelling rpg

Olá, Caixinhas e Caixinhos, alguém já te contou sobre Storytelling no RPG? Pois vamos nos aprofundar nesse assunto e esperamos que gostem:

Portanto, a equipe do Podcast chamou o Douglas Lage da Escriba Fantasma para conversarmos sobre Storytelling: a arte milenar de contar estórias. Ele manja bastante do assunto e você vai aprender muito com ele também.

Pois nós aqui do Caixinha Quântica com certeza aprendemos muito com a gravação desse episódio.

Senta, que lá vem Storytelling

Nós, humanos, sempre sentimos a necessidade de contar estórias, certamente uma maneira relativamente simples e primitiva de passar para nossos descendentes os conhecimentos e tradições de uma civilização ou povo.

Uma necessidade evolutiva, para perpetuar a espécie, e com isso, o conhecimento. Tudo que nos beneficia como espécie, nos dá alegria, prazer.

É o mesmo princípio para o açúcar, o sal, toque humano, e no nosso caso, contar estórias. Por isso que algumas estórias são tão emocionantes e mexem com a gente, porque fazem isso a um nível muito profundo.

Antes invenção da escrita, e até mesmo antes da comunicação verbal, nossos ancestrais já desenhavam em cavernas, pinturas contando estórias, quase como uma estória em quadrinhos.

E essa vontade e necessidade se extende até os dias de hoje, mesmo que tenhamos formas bem mais tecnológicas de guardar informações, e diga-se de passagem, eternamente, nós ainda somos seres biológicos. Somos feitos de emoções, não de conhecimento.

Quem conta um conto

Algumas estruturas narrativas são importantes para criar uma estória bem feita e completa. Nesse episódio veremos como utilizar o Storytelling para melhorar as sessões de aventura de RPG de Mesa.

Um mestre ou jogador que tem um pouco dessas noções narrativas, pode fazer uma diferença gritante para a interpretação e para o gameplay em si.

Quem nunca foi atraído por uma boa estória ou narrativa, que atire a primeira pedra.

De desenhos infantis a propagandas para vender carros milionários, toda forma de comunicação se utiliza de Storytelling, de narrativa, para contar sua estória, e cativar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *