Alinhamento no RPG

alinhamento no RPG

Olá, Caixinhas e Caixinhos, vamos falar sobre Alinhamento no RPG. Algumas dicas de como interpretar o personagem em uma aventura ou campanha de RPG de Mesa.

Enfim, todos que gostam de jogar RPG de Mesa precisam ter um personagem, e com a criação do mesmo, algumas escolhas são necessárias. Mas hoje iremos um pouco além de atributos, habilidades ou magias.

alinhamento no RPG

O que é Alinhamento no RPG?

Alinhamento é uma categorização da perspectiva ética e moral de personagens de jogadores, personagens de não-jogadores e criaturas em jogos de RPG de fantasia como Dungeons & Dragons.

É uma ferramenta para desenvolver a identidade do personagem, representando uma ampla gama de tipos de personalidade ou filosofias pessoais.

A tendência é a linha geral de ética e moral que guia as atitudes de um personagem e é representada pelo seu alinhamento.

Vários jogos de RPG usam alinhamento para ajudar na construção de personagens mais complexos, mas é importante notar que isso é uma opção para o jogador e que o alinhamento não é uma parte obrigatória de todos os jogos de RPG.

Alinhamentos Comuns no RPG

Os alinhamentos mais comuns nos jogos de RPG de mesa são o bem, o mal e o neutro. O alinhamento do bem é aquilo que é considerado moralmente correto e justo.

O alinhamento do mal é aquilo que é considerado moralmente errado e ruim.

O alinhamento neutro é aquilo que é considerado moralmente neutro e não tem um posicionamento claro.

Geralmente, o alinhamento neutro é o mais comum nos jogos de RPG de mesa.

Exemplos de alinhamentos incluem “Bom e Leal”  e “Maligno”.

Como interpretar um alinhamento?

Interpretar alinhamentos no RPG de mesa significa determinar como o personagem reagirá diante de certas situações.

O alinhamento de um personagem é formado por duas variáveis: o seu objetivo moral e o seu método de alcançar esse objetivo.

Por exemplo, um personagem com alinhamento bom pode ter o objetivo moral de ajudar os outros e usar métodos pacíficos para alcançar esse objetivo, enquanto um personagem com alinhamento mau pode ter o objetivo de obter poder e usar métodos violentos para atingi-lo.

Ao interpretar os alinhamentos, os jogadores devem considerar tanto o objetivo como o método de seu personagem para determinar como ele agirá diante de uma situação dada.

A interpretação dos alinhamentos pode variar de jogador para jogador, e o mestre pode criar seus próprios alinhamentos para atender às necessidades de sua campanha.

personagens com o alinhamento no RPG caótico e mal, são vários alinhamentos que temos no rpg de mesa, aqui temos exemplos

Alinhamento no RPG

Portanto, uma dessas escolhas é o alinhamento. Mas que raios isso significa no RPG? Ouça o episódio de mais um Jogada de Mestre, com o J (o nosso caster do Caixinha Quântica) e o Henrique (da Torre do Dragão).

Eles bateram um papo bem legal sobre esse tema, afinal de contas, quanto mais nuances de interpretação você conseguir adicionar ao seu jogo, com certeza melhor ele fica. Inclusive sobre alinhamento no D&D 5e.

Essa é a tradução mais literal de Role Playing Game (RPG para os mais íntimos) para o português: Jogo de Interpretação de Personagens.

Então com esse episódio gostaríamos que vocês analisem e melhorem a interpretação de seus personagens dentro das suas aventuras, de acordo com o Alinhamento no RPG.

Experimente um alinhamento no RPG teste no começo e se gostar desenvolva.

Tendência ou Alinhamento

Eles vão abordar as tão controversas tendências dos personagens. Isso é meio velho para os dias de hoje? Ou o RPG de Mesa clássico ainda tem muito espaço no mercado, principalmente com D&D 5e medieval.

Pois continua agradando a maioria dos aventureiros. Com isso, certamente a imersão vai ser muito mais legal para você e também para os outros jogadores e porque não para o mestre também.

Desse modo não se senta tão obrigado a seguir um alinhamento, a tendência é que essa mecânica irá sair de moda.

Outros Episódios

Ouça o Jogada de Mestre anterior “Jogada de Mestre #010 – Pontos de Vida“, além do último Dragão Falante “Dragão Falante #009 – Dados Escondidos do Mestre” , que foi bem legal. Você tem filhos? Aprenda a jogar RPG com eles, ouvindo o episódio “CQ #043 – RPG para Crianças“.

E se você estiver gostando do Podcast, faça seus comentários, críticas construtivas e sugestões de temas. Obrigado e até semana que vem.

Confira Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *