Olá, Caixinhas e Caixinhos, neste podcast de RPG ,vamos falar sobre D&D 5e Old School nesse novo episódio do Jogada de Mestre.
Aliás, mais especificamente como adaptar as regras da quinta edição para uma experiência Old School.
D&D 5e Old School
Decerto que sistemas diferentes de RPG têm regras diferentes. E podemos colocar na conta a evolução do RPG ao longo das décadas.
E de qualquer maneira, cada jogador ou mestre tem seu sistema preferido. Ou até mesmo por causa das regras.
Afinal muitos jogadores de RPG de mesa medieval gostarem muito da ambientação Old School.
Mas apesar disso, a maioria conhece as regras mais atuais, da quinta edição.
Mas com essa Jogada de Mestre, isso não é mais um problema.
Camarão Hack
Porque Camarão Hack é um suplemento simples que adapta as regras do D&D 5e para uma experiência Old School.
Eventualmente você deve estar se perguntando: “Onde eu acho essa maravilha?”. É vendido no site dungeonist por um preço muito acessível.
Então, um excelente complemento para quem gosta de misturar um pouco as coisas no RPG.
É muito importante termos uma certa liberdade na hora de escolher um sistema e suas regras. Aquelas regras estão ali no livro para guiar mestres e jogadores.
Mas nada impede que se adicione alguns temperos à essas regras. Não precisa ser tudo idêntico aos livros.
Pois nesse episódio do podcast será abordado esse tema tão incrível.
Mais Jogadas de Mestre
Gostou desse formato de programa? Pois temos muitos outros já lançados, com foco nas regras de sistemas de RPG. Porque é perfeito para Mestres e amantes da arte de mestrar. Confira alguns deles abaixo:
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Caixinha Quântica, o Podcast onde os universos se encontram.
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Opa legal o episódio, Camarão Hack é lindo.
Só para elucidar a questão da carga no old school, acho legal trazer pra vcs a solução do D&D basic de 1981:
Sua mochila pesa um numero fixo (80cn – 80 moedas), considerando ela cheia, e você pode meter tudo que desejar nela, até o limite do razoável: você não vai permitir uma bola maciça de bronze de 3m de raio, obviamente.
Só entra na conta do peso armas, armaduras e tesouro. Simples demais, não é?
E se você quiser simplificar ainda mais, ela sugere uma fórmula ainda mais simples, como possibilidade:
Você tem três categorias de deslocamento: sem armadura, com armadura leve ou média e com armadura pesada. Se você estiver com tesouro, usa a segunda coluna da tabela.
Não é à toa que o BX é o queridinho de grande parte da galera do old school.
Se quiserem checar depois, dá uma olhada no nosso retroclone, o cavesandhexes.com, com a SRD em pt-br aberta, que mantém essas simples regras. =)
Um abraço!
Opa, obrigado Balbi, excelente ter vc comentando aqui. Vixe, já li o Caves and Hex de cabo a rabo kkk. Grande abraço.