Então saiu o a segunda edição do The One Ring RPG, no Brasil ficou traduzido como o Um Anel RPG. Certamente você já ouviu falar dele como uma excelente adaptação de Tolkien.
Nós do Caixinha Quântica gravamos um Podcast contando algumas de nossas histórias nesse jogo.
The One Ring RPG – Um Breve Histórico
The One Ring Roleplaying Game (lançado pela primeira vez em 2011 sob o título The One Ring: Adventures over the Edge of the Wild) é um RPG de mesa ambientado na Terra-média de J. R. R. Tolkien, no tempo entre O Hobbit e O Senhor da os anéis.
Projetado por Francesco Nepitello e Marco Maggi, a primeira edição do jogo foi publicada pela Cubicle 7 de 2011 a 2019.
O Jogo foi um sucesso, conseguindo uma grande base de fãs e muitos, mas muitos suplementos.
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Entretanto por algum motivo a parceria entre a Cubicle7 e Nepitello não foi renovada e o jogo até chegou a ficar um tempo no limbo.
O jogo foi publicado pela primeira vez em 2011 sob o título The One Ring: Adventures over the Edge of the Wild.
Este livro principal da primeira edição e a maioria dos produtos subsequentes suportados jogam na parte da região de Rhovanion conhecida como “The Wild”.
Isso se deveu ao projeto de lançar outros dois livros principais que tratam de outras regiões, países e reinos da Terra-média.
Entretanto, em vez de perseguir a ideia de lançar mais dois livros principais, uma edição revisada foi lançada no verão de 2014, que viu o conjunto original de dois volumes combinados em uma única edição de capa dura.
Esta versão foi substancialmente reeditada e refeita, com errata e esclarecimentos adicionados.
A Cubicle7 também lançou um Documento de Esclarecimentos e Emendas ao mesmo tempo, para apoiar os proprietários da edição anterior.
A partir do relançamento de 2014, o nome foi alterado de The One Ring: Adventures Over the Edge of the Wild para The One Ring Roleplaying Game.
Mudança para a Free League
Um segunda edição de The One Ring RPG foi anunciada, mas nunca lançada pela Cubicle 7.
Em 2019, a empresa enfrentou um problema contratual que os impedia de produzir o jogo e em 27 de novembro de 2019 eles anunciaram que deixariam de publicar The One Ring e Adventures in Middle-earth.
A licença foi adquirida em 2020 pela Free League Publishing.
Em 9 de março de 2020, a Free League Publishing anunciou que publicará uma segunda edição do jogo com Nepitello e Maggi como autores e designers principais.
Em 27 de setembro de 2020, Nepitello, quando entrevistado pela Free League Publishing, anunciou que a segunda edição deve ser disputada na região de Eriador.
A segunda edição foi lançada inicialmente usando o site de crowdfunding Kickstarter e incluiu um conjunto inicial focado no Condado.
The One Ring RPG Segunda Edição
Desse modo chegamos na segunda edição desse maravilhoso jogo.
Nós do Caixinha Quântica já jogamos e gostamos bastante das mudanças que foram feitas, o jogo teve muitas das mecânicas mais complexas simplificadas, mas mantendo totalmente a essência do sistema.
Temos nessa edição o Core Rule Book, ou seja, o Livro de Regras Básicas, e também o Starter Set, uma espécie de introdução às mecânicas do jogo de modo mais simples.
Se trata de uma aventura com os pais de Frodo, Merry e Pippin no Condado. Bem interessante.
Os dados e o funcionamento das mecânicas permanecem os mesmo, com um d12 + d6 (como um pool de dados).
O Dado de 12 lados vai de 1 a 10, o 11 se trata do Olho de Sauron e o 12 é a Runa do Gandalf. Ou reseja, o crítico e falha no jogo depende de quem está rolando.
Resolvendo os Conflitos com os Dados de The One Ring
A 2ª edição do One Ring usa um sistema de jogo de dados, adicionando valores numéricos para atingir ou superar um número alvo.
O jogo usa dois tipos de dados: “dados de proeza” e “dados de sucesso”.
Feat Dice é um d12 personalizado, indo de 1-10 com uma runa de Gandalf para sucesso automático e o Olho de Sauron para 11, o que também pode ser uma falha automática em algumas circunstâncias.
As jogadas podem ser Favorecidas/Mal Favorecidas com base nas estatísticas do personagem (Perícias Favorecidas) e efeitos externos (semelhante à Vantagem/Desvantagem do 5e).
Se você estiver usando um d12 padrão, o 11 é um olho sem pálpebra e o 12 é a runa Gandalf.
Dados de sucesso são um d6 personalizado que vai de 1 a 6 com um símbolo élfico que adiciona um grau adicional de sucesso quando você rola um 6, desde que você tenha sucesso numericamente com base em seus outros dados.
Personagens adicionam um dado de sucesso por graduação em uma perícia, mais/menos algumas das circunstâncias, e você pode gastar “Esperança” por um dado extra (dois se você estiver “inspirado” em circunstâncias especiais).
Se você está “Exausto”, 1-3 não conta com Dados de Sucesso, o que é um grande problema, então você precisa descobrir como Resistência e Carga funcionam e como gerenciá-los.
Combate e Viagem
O combate é simples, mas satisfatório, e em vez de desgaste direto de pontos de vida como D&D ou Pathfinder, há também a possibilidade de um “Piercing Blow” que pode levar uma criatura de Endurance total a morta ou morrendo em um tiro.
O sistema de posturas ou estâncias torna desnecessário o combate baseado em grade, mas ainda oferece uma descrição cinematográfica de onde todos estão e como estão se movendo.
A viagem é uma grande parte do jogo, e “Journey Phases” usa uma espécie de sistema de rastreamento hexadecimal que oferece muitas oportunidades para contar histórias, mas não atrapalha o jogo com minúcias.
Ou seja, temos aqui tambêm um belo RPG no famoso estilo Hexcrawl.
Um ponto muito importante do sistema de viagens é a carga, como em todo Hexcrawl, muita carga torna o personagem exausto, e quando exausto as rolagens de 1,2,3 são consideradas 0, como já falamos.
A Sombra, Conselho e Fase de Sociedade
As regras da Esperança/Sombra oferecem uma maneira de gastar alguns dos recursos do seu personagem para dados extras, mas a Sombra (o peso das más escolhas, medo, dúvida e pinceladas com o mal) também consome essa reserva.
O jogo inclui regras para “criar um herdeiro”, que funcionalmente permite que você passe alguns recursos de seus personagens para um personagem de backup caso o seu morra ou seja aposentado por algum motivo.
A medida que a Sombra cresce o personagem vai se tornando cada vez mais maléfico.
As regras de “Conselho” parecem semelhantes aos desafios de perícia do 4e, mas também são especificamente adaptadas às inúmeras habilidades sociais do Um Anel, permitindo que personagens com uma ampla gama de capacidades contribuam significativamente em situações sociais, em vez de ter um “Rosto” no grupo. toda a conversa.
A “Fase de Sociedade” torna o tempo de inatividade uma grande parte do jogo, trazendo os jogadores para casa com frequência para avançar personagens, criar herdeiros, conhecer seus patronos etc.
Review Caixinha Quântica e Torre do Dragão
Para olhar mais de perto o livro e o jogo J. e Henrique fizeram uma live review sobre o sistema em uma conversa muito legal.
Então temos aqui um belo RPG de Mesa, o The One Ring RPG ou Um Anel RPG.
Vale muito a pena conhecer mais sobre esse belíssimo jogo.
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