Estamos em plena década de 90, você certamente ia na banca comprar suas revistas ou gibis preferidos. Então, inesperadamente, eis que você para e olha uma publicação da Editora Abril Jovem. First Quest – Advanced Dungeons & Dragons, e você se interessa pela capa, afinal você também é jovem.
Um guerreiro em um pico, sendo atacado por um dragão azul, uau, que demais. Então quer dizer que isso é um jogo?
Se você se identificou com a cena, então é provável que viveu aventuras incríveis. Tá, mas sendo assim, o que vem a ser o RPG Old School (OSR)?
RPG Old School
Já reparou que de uns tempos para cá o sentimento oitentista tem voltado em diversos meios de comunicação? Com efeito de resgatar esse “feeling” e trazer essa nostalgia temos séries, como Stranger Things, discos de vinil, calças boca de sino, entre outras coisas. Então, não poderia ser diferente com o nosso querido RPG.
Temos notado um movimento dentro da comunidade de retorno a esse estilo de jogo de outrora, o tal do RPG Old School. O que me lembro bem é que a fim de combater, na década de 90, o grande sucesso da Estrela, o Hero Quest, a Grow apresenta uma novidade também.
Uma caixa parruda, com certa altura que trazia escrito: Dragon Quest. Eu adorava o Hero Quest, mas essa caixa, essa premissa de regras mais complexas, nossa, foi cativante. Inegavelmente um apelo forte para o público da época.
Posteriormente, depois de um aninho a Grow faz o que? Lança o famoso D&D Caixa Preta, a princípio com regras resumidas, e bem básicas do D&D Rules Cyclopedia. E a arte era linda, que caixa bonita. Um dragão vermelho dentro de uma masmorra saltando aos nossos olhos.
Desafio a Imaginação e não a ficha de personagem
Mas então do que se trata o RPG Old School? O estilo de jogo é característico dos anos 70 e 80 do RPG de mesa. A ideia central era o jogador ser desafiado pela sua criatividade e capacidade de resolução de problemas, e não seria sua ficha de personagem que resolveria tudo em jogadas de dados.
O Old School é primordialmente um RPG com regras (teoricamente, afinal temos milhões de tabelas e sub-tabelas nesse estilo rs) mais simples, justamente por isso, para que a criatividade em resolução de problemas floresça, e não somente resolver tudo na porrada.
Um Estilo Com Alta Mortalidade
Além disso, outro ponto importante é que os personagens podem morrer a qualquer momento por uma coisa boba ou decisão errada. Principalmente nos primeiros níveis, como falei, não se deve tentar resolver tudo com batalha. Lembram-se como foi o embate do Bilbo contra o Smaug, um poderoso dragão vermelho? Tá aí, em poucas palavras um exemplo de resolução de problemas “a lá” Old School. Se Bilbo tivesse atacado (eu ataco rs) estaria agora enterrado junto com o Thorin.
Tesouros Importam no RPG Old School
Outra grande característica é o ganho de experiência, não somente por derrotar monstros, mas também por coletar tesouros, aliás 75% da experiência de um personagem vai vir certamente da coleta de tesouros.
Em muitos sistemas de RPG Old School um peça de ouro equivale a um ponto de XP.
Muitas lembranças boas, hoje temos o D&D 5e, a quinta edição do D&D que é maravilhosa e divertidíssima, mas vale a pena conhecer mais a fundo o tal do RPG da escola Velha.
O Movimento OSR
Por fim, de uns tempos para cá, o mercado de RPG tem voltado seus olhos para essas características de jogo retrô.
Então nasce o OSR, mas o que vem a ser RPG OSR? A Sigla significa Old School Renaissance, algo como renascimento ao RPG Old School.
O legal é que assim podemos ter mais opções de jogos, compatíveis com o D&D BX ou Cyclopedia.
Um sistema de RPG que resgata isso e é de fácil acesso hoje em dia é o Old Dragon da Editora Buró. Vale a pena conferir.
Conheça nossa Podcast de RPG
Acesse os nosso programas sobre RPG, só clicar AQUI
[sc_fs_faq html=”true” headline=”h3″ img=”2090″ question=”O que é RPG Old School?” img_alt=”” css_class=””] RPG Old School ou OSR (old School renascence) é um estilo de jogo de RPG criado nos anos 70 e que perpetuou pelos anos 90. O ideia é desafiar a criatividade e o jogador e não somente a ficha de personagem. [/sc_fs_faq]